CRQ-MG - Home    Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017 Acesso à área restrita do portal  
Login Senha   

 Parceiros
 
 
 
 

  Busca:  
Artigos
    Qual o papel da Química na solução das energias do amanhã ?    
   A energia representa um desafio econômico, social, ecológico e científico ao qual os químicos tentam fornecer sua colaboração em todos os níveis: "aplicações mais eficazes das fontes disponíveis, pesquisas de novas fontes, tecnologias de produção, estocagem e transformação da energia, luta contra a mudança climática."

A independência energética é também uma questão eminentemente estratégica. Como limitar a dependência da economia às fontes fósseis? Reduzir as emissões de gás de efeito estufa? Responder às novas regulamentações sanitárias e ambientais?

A fim de compensar sua perda de produção, os países que decidiram sair do nuclear serão obrigados a recorrer mais a energias alternativas. Assim, a Alemanha vai queimar linhita (mineral combustível que contém 70% de carvão e que, muitas vezes, apresenta aspecto de madeira fossilizada) e o Japão quantidades consideráveis de gás, enquanto a China e os Estados Unidos continuam a explorar suas numerosas centrais de carvão.

Um novo modelo energético deve ser inventado, baseado na economia de energia, diversificação das fontes, aumento da produção de energia e otimização da distribuição.
As necessidades de eletricidade de uma população mundial, em constante aumento, fazem prever que as fontes mais exploradas em 2050 serão as energias fósseis, em particular o carvão e o gás natural. Estas fontes energéticas estão disponíveis, mas requerem uma importação que se traduz por uma dependência geopolítica forte e sua utilização causa uma enorme produção de CO2. A transformação do CO2 em metano ou em metanol a partir do hidrogênio oriundo da eletrólise da estocagem das energias intermitentes representa, portanto, uma potencial nova fonte de energia sustentável.

A biomassa representa um outro recurso-chave, constituído de matérias-primas renováveis: "as plantas com fibras de madeira e seus derivados, sementes de plantas oleaginosas, microorganismos como as microalgas, etc. Excluindo as fontes agroalimentares, 95% da produção mundial de biomassa está ainda inexplorada. Novos procedimentos de química bioinspirada e de química enzimática estão para ser inventados, para melhorar, por exemplo, o desempenho dos biocombustíveis."

Finalmente, qualquer que seja a evolução da participação da energia nuclear neste novo mix energético, a química desempenha um papel essencial para otimizar o uso, porque ela intervém em todas as etapas da produção: tratamento do minério, enriquecimento, fabricação de combustível, funcionamento de reatores, tratamento de combustíveis usados, gestão de resíduos, etc."

O mundo das energias evolui para se substituir o mais rápido possível as energias fósseis e favorecer uma exploração que respeite mais nosso ambiente. A hidrelétrica, os painéis fotovoltaicos, a eólica, a geotérmica e as energias marinhas abrem, assim, um novo horizonte energético. Entretanto, restam desafios a ser transpostos: "aumentar o rendimento diminuindo o custo de fabricação, aumentar o tempo de vida das células, resolver os problemas de reciclagem, mas também melhorar a dimensão estética. O caráter intermitente destas energia coloca, enfim, problemas de estocagem e de distribuição, sobre os quais os químicos estão trabalhando ativamente."

Estes e outros assuntos foram discutidos no Colóquio "A Química e as Questões Energéticas", realizado na Maison de la Chimie, Paris (França), em 14 de novembro de 2012, para uma audiência de mais de 1200 inscritos.


Clique aqui e acesse o LQES News
 
  Data de publicação: 26 de Novembro de 2012Autor: LQES News  

 RSS do CRQ-MG
 RSS do CRQ-MG Notícias do CRQ

 Publicidade
  
  
  

 Cadastre-se
  Cadastre-se no portal do CRQ-MG e tenha acesso a serviços
especiais.
O cadastro é gratuito e fácil de fazer. Após estar cadastrado, basta digitar seu nome e sua senha no topo da página.
Assim você terá livre acesso a áreas de oferta de Emprego e Estágios, Fórum e Downloads.
 
Cadastro no portal CRQ-MG 
Esqueceu sua senha?
Clique aqui!
Quer atualizar os dados cadastrados?
Clique aqui!


CRQ-MG  (31) 3279-9800 - crq@crqmg.org.br - Rua São Paulo, 409 16º andar - Centro - BH/MG - Cep 30170902 - Seg a Sexta de 9h as 18h