CRQ-MG - Home    Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017 Acesso à área restrita do portal  
Login Senha   

 Parceiros
 
 
 
 

  Busca:  
Artigos
    Nanocristais de molibdênio para substituir os transistores    
   Pesquisadores da Universidade de Purdue, Indiana (EUA), desenvolveram nanocristais que se apresentam sob a forma de folhas de menos de um nanômetro de espessura e poderiam substituir os transistores, em uma década.

Esta estrutura em camadas é composta de sulfeto de molibdênio (MoS2), que pertence a uma nova classe de semicondutores que, no futuro, poderá substituir o silício.

Como salienta o professor Appenzeller, "Iremos logo atingir os limites fundamentais da tecnologia à base de silício, devemos, portanto, encontrar novos materiais para continuar com a miniaturização eletrônica. Sem dúvida, não será possível substituir o silício por um único material, contudo, pretendemos encontrar estruturas compósitas para conceber os transistores do futuro".
Os nanocristais desenvolvidos por estes pesquisadores são chamados "bidimensionais", porque se apresentam sob a forma de filmes de apenas 0,7 nm de espessura, ou seja: a largura de somente quatro átomos de carbono.

A integração destes futuros componentes no interior de um circuito supõe poder medir uma propriedade elétrica fundamental do semicondutor: sua resistência elétrica. Os pesquisadores conseguiram realizar tal medida utilizando um metal, o escândio, que lhes permitiu determinar as verdadeiras propriedades eletrônicas do dispositivo em camadas.

Os transistores assim concebidos contêm as indispensáveis "portas", que lhes permitem comutar e controlar a passagem de corrente elétrica. No momento, os protótipos de chips desenvolvidos têm o tamanho de cerca de 14 nanômetros (14 bilionésimos de metro).





Clique aqui e acesse o LQES News
 
  Data de publicação: 06 de Maio de 2013Autor: LQES News  

 RSS do CRQ-MG
 RSS do CRQ-MG Notícias do CRQ

 Publicidade
  
  
  

 Cadastre-se
  Cadastre-se no portal do CRQ-MG e tenha acesso a serviços
especiais.
O cadastro é gratuito e fácil de fazer. Após estar cadastrado, basta digitar seu nome e sua senha no topo da página.
Assim você terá livre acesso a áreas de oferta de Emprego e Estágios, Fórum e Downloads.
 
Cadastro no portal CRQ-MG 
Esqueceu sua senha?
Clique aqui!
Quer atualizar os dados cadastrados?
Clique aqui!


CRQ-MG  (31) 3279-9800 - crq@crqmg.org.br - Rua São Paulo, 409 16º andar - Centro - BH/MG - Cep 30170902 - Seg a Sexta de 9h as 18h