A Química é fundamental e indispensável, e está inserida em nossas vidas em vários momentos, inclusive, no setor de alimentos. Os profissionais que atuam na área alimentícia mostram a versatilidade e a essencialidade da categoria, desde a produção do alimento, e até mesmo na criação de embalagens, armazenagem, e posteriormente, o consumo.

Este universo, ou seja, a cadeia alimentar conta com profissionais da Química em diversos momentos, por isso, o Conselho Federal de Química (CFQ) promove, no dia 29 de novembro, em formato on-line e gratuito, a 2ª edição do QuimTec que, desta vez, abordará as “Boas Práticas de Fabricação e Controle de Alimentos”. A ação tem por objetivo orientar, atualizar e despertar interesses dos profissionais da Química, principalmente, os com formação técnica.

A organização da ação está sendo feita pelo Comitê de Governança de Atuação dos Técnicos da Área Química (CGTEC) do Sistema CFQ/CRQs, e visa disponibilizar informações direcionadas aos profissionais técnicos da Química. “O CGTEC está empenhado em trazer conteúdo de interesse dos profissionais de nível técnico, com uma abordagem objetiva e que traga contribuições para o desempenho das atividades do profissional. A segunda edição do QuimTec está sendo preparada para atender uma solicitação dos técnicos da área de alimentos em suas diversas modalidades”, destaca a coordenadora do CGTEC, conselheira federal Gisleine Rossoni Libardi.

Em 2021, mesmo em meio à crise econômica provocada pela Covid-19, o setor de alimentos manteve o crescimento. De acordo com Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), entre janeiro e maio, a área apresentou expansão de 2,1%, e a produção física registrou 2,5% de aumento, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, lembrou a importância dos profissionais da Química no setor de alimentos, uma participação que, às vezes, pode passar despercebida, que fica escondida, mas cuja atuação é fundamental para assegurar a proteção e a segurança da sociedade.

“Os profissionais da Química estão inseridos em locais que a população sequer imagina. Contribuímos com toda a cadeia produtiva e mesmo que, às vezes, não sejamos facilmente associados a determinada ação, temos orgulho de sermos parte da indústria e produção brasileira”, completou.

Para falar sobre a atuação da Química nessa área, que contempla processos de industrialização, seleção de embalagens, armazenamento e limpeza de plantas fabris, o CFQ convidou a cientista de alimentos e consultora da empresa Alimentar, Pamela Rossi; e a cientista de alimentos e consultora de segurança alimentar, Jacqueline Gerage. O evento ainda contará com a participação da doutoranda e mestre em Ciência dos Alimentos, e auditora, Michele Christine Machado de Oliveira.

A 2ª edição do QuimTec é gratuita, on-line, e com emissão de certificados. Participe!

Fonte: http://cfq.org.br/noticia/2a-edicao-do-quimtec-traz-boas-praticas-de-fabricacao-e-controle-de-alimentos/