Institucional
Notícias

Mestrado e doutorado da UFMG na área nuclear selecionam candidatos para turmas de 2023

Há 25 vagas disponíveis, cinco delas reservadas para autodeclarados negros

Estão abertas, até dia 25 de janeiro, as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências e Técnicas Nucleares da Escola de Engenharia da UFMG. As linhas de pesquisa dão ênfase às aplicações das radiações ao meio ambiente e à área biomédica, à dosimetria, radioproteção e instrumentação nuclear, à avaliação tecnológica, socioenergética e ambiental de sistemas de produção de energia e às tecnologias de reatores nucleares e ciclos de combustível.

Os cursos são direcionados a graduados em Engenharia, Física e Química. A critério do colegiado, a seleção se estende a egressos das áreas de ciências exatas, ciências biológicas, ciências da saúde e arquitetura, que demonstram interesse em desenvolver trabalhos científicos em uma das áreas do programa. 

Serão oferecidas 25 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2023 – 15 delas para o mestrado e 10 para o doutorado. Em razão da política de ações afirmativas, três das 15 vagas do mestrado e duas das 10 do doutorado serão reservadas a candidatos autodeclarados negros.

Inscrições e seleção

As inscrições podem ser feitas on-line, mediante preenchimento do formulário de inscrição disponível na página do Programa e envio da documentação solicitada no item 3.1 do edital, em formato PDF, para o e-mail poscctn@nuclear.ufmg.br.

Os interessados também podem se inscrever presencialmente, de segunda à sexta-feira (exceto em feriados e recessos acadêmicos), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Secretaria do Programa — no Bloco 4, sala 2299 da Escola de Engenharia, no campus Pampulha, localizado na avenida Antônio Carlos, 6.627. Ao comparecer a esse endereço, o candidato deve estar de posse dos documentos solicitados.

O processo de seleção ao mestrado constará de duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório, que serão realizadas de forma totalmente presencial e individual: prova escrita e avaliação de curriculum vitae. O processo do doutorado constará de três etapas, também de caráter eliminatório e classificatório: avaliação de curriculum vitae, avaliação do plano de tese e defesa oral do plano de tese.

A terceira etapa ocorrerá de forma pública. Candidatos que residirem em localidades a mais de 200 quilômetros de Belo Horizonte podem optar por videoconferência.

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801