Institucional
Notícias

CFQ apoia lançamento de tabela periódica 3D durante XXI edição do ENEQ

O Conselho Federal de Química (CFQ) atuou como parceiro da Universidade de Brasília (UnB) na construção da Tabela Periódica 3D Acessível para estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior.

O Conselho Federal de Química (CFQ) atuou como parceiro da Universidade de Brasília (UnB) na construção da Tabela Periódica 3D Acessível para estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior. Ela foi lançada na quarta-feira (1º), durante o XXI Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), com o tema “Democratização do Ensino de Química: (des)caminhos das políticas públicas brasileiras”. O evento ocorre de 1º a 3 de março, em Uberlândia (MG).

De acordo com o Professor Doutor Gerson Mól, da UnB, a parceria da Autarquia possibilitou a expansão do projeto, que nasceu de uma dissertação antes da pandemia. “Era um projeto modesto até mesmo por falta de recursos e de apoio. Com a chegada do CFQ, a gente pôde sonhar mais e estamos aqui concretizando essa primeira de várias etapas que virão”, afirmou.

Tabela acessível

A tabela ganhou várias versões até chegar nesse formato 3D. Além de trazer os sinais de todos os elementos em libras, ela possui um QR Code que direciona para uma página que está em construção. Depois que estiver concluída, essa página poderá ser acessada por qualquer pessoa, inclusive por quem possui deficiência visual ou auditiva.

Durante o lançamento, além de ajudar a montar a tabela, os participantes do XXI ENEQ puderam aprender onde cada elemento químico está presente no dia a dia, por meio das informações que constam nos cubos criados para ilustrá-los. O objetivo é que o conhecimento da Química seja expandido de forma acessível a todos, mas principalmente aos estudantes.

Sistema CFQ/CRQs no XXI ENEQ

Pela primeira vez participando de uma edição do ENEQ, o Conselho Federal de Química está representado no evento pela conselheira federal Silvana Calado. Euclides Lima também participa representando o Conselho Regional de Química da 2ª Região (CRQ II – Minas Gerais).

Em nome do presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, Silvana Calado colocou a Autarquia à disposição do evento para acompanhar de perto as discussões em torno do ensino de Química no Brasil. “Os pontos abordados aqui estão ligados ao CFQ e seus regionais. Por isso, acolhemos esse evento como um ‘filho’, acompanhando de perto o que vem sendo tratado. Estamos juntos para contribuir, dentro das nossas atribuições, para a evolução deste ensino no nosso país”, reforçou.

Euclides Lima enfatizou que o papel do Conselho Regional de Química é de fiscalizar e garantir que o profissional exerça sua atividade depois de formado, o que passa pelo ensino. “Se determinado curso relacionado à Química, por exemplo, muda o seu conteúdo ou diminui a carga horária, isto se refletirá na hora de fazer o registro profissional porque existem critérios que são avaliados e que passam pelo ensino”, explicou.

ENEQ

Trata-se do maior e mais importante evento promovido, a cada dois anos, pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) para discutir temáticas que abordam questões sobre os avanços e as limitações da Educação Química no Brasil, bem como a formação de professores.

A XXI edição conta com a participação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

A programação conta com palestras, mesas redondas, rodas de conversa, apresentação de trabalhos, lançamento de livros, minicursos, atividades culturais e conferências.

A temática deste ano vai ao encontro das discussões sobre o movimento das políticas públicas brasileiras nos últimos anos, sobretudo, em tempos da necessária emergência da ciência para o enfrentamento ao obscurantismo (restrição de acesso ao conhecimento) e negacionismo.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-apoia-lancamento-de-tabela-periodica-3d-durante-a-xxi-edicao-do-eneq/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801