Institucional
Notícias

World Clean: possibilidades oferecidas pela Química na produção de fragrâncias fazem do olfato ferramenta para a indústria

Com o propósito de aproximar as possibilidades técnicas oferecidas pela Química das necessidades das empresas, o palestrante Elias Riz levou à audiência da World Clean Paraíba uma apresentação com o tema “Experiência Multissensorial no Mercado de Household”.

A World Clean Paraíba é um evento de difusão de conhecimentos e de oportunidades de negócios voltados para os fabricantes de saneantes e cosméticos do Estado da Paraíba. O encontro, realizado entre os dias 4 e 5 de maio, é a primeira edição da World Clean no Estado nordestino e tem como sede a cidade de Campina Grande. O Conselho Regional de Química da 19ª Região (CRQ XIX – Paraíba) figura entre os apoiadores da iniciativa.

Elias Riz é analista de marketing da Dierberger Fragrances e fez uma apresentação cujo enfoque principal é a necessidade de que a indústria se atenha ao olfato como um dos sentidos com mais forte apelo de vendas. Riz argumenta que a capacidade do cérebro humano de reter e associar memórias a “cheiros” é maior do que outros sentidos como a visão ou a audição. O olfato, segundo a neurociência, é o sentido capaz de gerar memórias mais duradouras ao longo do tempo e que, mesmo que de forma subconsciente, odores são responsáveis por inúmeras decisões de compras de um indivíduo ao longo de sua vida.

“O universo de possibilidades é extenso e o consumidor moderno se cerca de positividade. Está comprovado pela neurociência que um cheiro é capaz de determinar nosso humor ao longo do dia. Se o dia começa com um cheiro ruim, é bem possível que seja um dia ruim. Por outro lado, o humor pode ser conduzido de uma maneira positiva também pelo uso das fragrâncias, seja para aliviar o stress, para trazer alegria ao ambiente…”, afirma Riz.

O palestrante enfatiza que os atrativos de vendas mais comuns da publicidade – anúncios em áudio, vídeo, foto, texto e etc – não são mais suficientes para conduzir as escolhas de consumo. Dito de outra maneira: a abordagem do público pelas marcas deve ser estendida para o campo multissensorial, visto que os tipos de memórias que cada sentido produz ficam alojadas e acessíveis em diferentes partes do cérebro.

“Os produtos que conseguem criar uma conexão emocional com o consumidor, através das experiências multissensoriais, ativam reações positivas do cérebro, como prazer e satisfação. Essas emoções podem gerar uma sensação de recompensa e esse é um motivador importante da decisão de compra”, concluiu Riz.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/world-clean-possibilidades-oferecidas-pela-quimica-na-producao-de-fragrancias-fazem-do-olfato-ferramenta-para-a-industria/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801