Institucional
Notícias

11º Encontro SulPrag: controle de boas práticas de produção de alimentos coloca normativas no radar

O 11º Encontro Sul Brasileiro de Atualização no Controle de Pragas (SulPrag) está movimentado neste ano não apenas pela quantidade de pessoas na feira, mas principalmente pelos temas em destaque. Com o foco na eficiência e melhorias de processos, a edição realizada em Florianópolis (SC) trouxe aos participantes a palestra “O controle de pragas no contexto das boas práticas para produção de alimentos”, sob condução de Wladimir Marcon.

Bacharel em Comércio Exterior, economista; especialista em Segurança de Alimentos, e em Administração; e mestrando em Sustentabilidade, Marcon ainda atua como como consultor técnico junto à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), preparando empresas alimentícias para Certificação da Qualidade.

Já no início da palestra, Marcon perguntou à plateia quantas normas existem regulando a área de arroz. Sem resposta, informou aos presentes: 53 normas. A razão para o argumento é a de que existem inúmeras regulamentações que orientam sobre as boas práticas, embora, infelizmente, não sejam tão notórias.

O motivo de existirem? Para o palestrante, é obvio, afinal, “descontaminar um alimento é praticamente impossível”.

Entre as normativas citadas por Marcon, estavam as portarias do Ministério da Saúde (nº1428/1993 e nº 326/1997) e a RDC 275/2002, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os anos em que foram editadas também foram lembrados. “Precisamos conhecer essas normativas. Elas estão aí para nos auxiliar nas boas práticas”, comentou.

A RDC 275/2002 da ANVISA, que estabelece Procedimentos de Operação Padrão (POP) também foi citada, com menções voltadas às boas práticas e ao controle de vetores e pragas, principalmente na produção de alimentos. “As normas estão presentes para nos orientar e temos diversas para consultar”, reforçou.

Profissional da Química
Dentro da resolução da ANVISA, o Profissional da Química pode auxiliar no controle a infecções, anti-sepsia e controle químico, por exemplo. Já em relação às portarias do Ministério da Saúde, a atuação desse profissional poderá ser no controle de qualidade, como determinar a especificação do produto; fazer análises para determinar parâmetros de acordo com metodologias adotadas pelo órgão, e desinfecção e controle de vetores e pragas.

O conselheiro federal do CFQ Jonas Comin Nunes esteve presente no evento. Segundo ele, é preciso reforçar a importância de as empresas terem um planejamento de segurança ao trabalhar com produtos que envolvam algum tipo de risco à saúde pública, por exemplo, e destacou o trabalho dos Profissionais da Química nesse sentido.

“Na indústria de alimentos, são vários os produtos químicos que são usados na manipulação. É preciso ter um plano de segurança para cada etapa de trabalho, evitando, assim, eventuais acidentes que possam comprometer seus colaboradores e o meio ambiente. Daí a importância de se ter um profissional qualificado e que entenda dos processos, como um Profissional da Química, que dará mais segurança principalmente à sociedade”, afirmou o conselheiro federal.

11º Encontro SulPrag
A 11ª edição do Encontro Sul Brasileiro de Atualização no Controle de Pragas (SulPrag) será realizada nos dias 25 e 26 de maio, em Florianópolis, Santa Catarina.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/11o-encontro-sulprag-controle-de-boas-praticas-de-producao-de-alimentos-coloca-normativas-no-radar/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801