Institucional
Notícias

Engenheira Química enfatiza valor da responsabilidade técnica no controle de pragas na indústria de alimentos

O controle integrado de vetores e pragas urbanas é uma boa prática que deve ser adotada pelos serviços de alimentação. Nesse sentido, e considerando o aspecto da Responsabilidade Técnica, os Profissionais da Química dispõem de pelo menos dois espaços para sua atuação: ser Responsável Técnico (RT) em empresas prestadoras do serviço de controle de pragas ou ser RT pelas atividades de controle de pragas na própria indústria de alimentos.

“Entre as suas funções na indústria alimentícia, está a garantia da integridade e segurança dos alimentos e das boas práticas de fabricação. Já nas empresas de controle de pragas, sua função, entre outras, é definir os melhores produtos e tecnologias a serem aplicados em cada tipo de praga”, explicou a Engenheira Química e de Segurança do Trabalho Andréa Vilar.

O tema foi abordado na palestra “Pragas nos alimentos: e agora?”, ministrada por Andréa, ao lado da bióloga e especialista em controle de pragas e vetores Ana Mary Amorim, no segundo dia da 4ª ExpoPrag Norte e Nordeste – Feira e Congresso, ocorrido em Recife (PE), nos dias 24 e 25 de agosto.

As palestrantes fizeram várias provocações no público com a intenção de reforçar a importância do controle integrado de pragas nesse ramo de atividade econômica e demonstrar a necessidade do profissional responsável técnico. Dentre as reflexões destaca-se o risco de fechamento da empresa ou risco de prejuízos materiais por ter que retirar de circulação um produto ou lote, como consequência da contaminação do alimento.

Partindo do entendimento de que tais profissionais têm uma atuação intrínseca às questões de saúde pública, e por isso são profissionais essenciais à população, a Engenheira Química reforçou que não basta corrigir o problema gerado pela contaminação, mas deve-se, sim, investigar a causa desse problema, ou seja, quais são ou foram as vias de contaminação e, na sequência, tomar as devidas ações para que ela não volte a acontecer.

Sobre a participação do Sistema CFQ/CRQs no evento, Andréa ressaltou a importância de dar visibilidade para a atuação da Autarquia e para os Profissionais da Química de um modo geral. “[Percebo que] Antigamente o papel dos Conselhos era apenas fiscalizar. Hoje, não. Seu papel agora é chegar junto, fazer parceria, apresentar soluções para as coisas que estão acontecendo. Estão muito mais próximos. Vejo também os Conselhos trazendo boas palestras, fazendo eventos para disseminar essa boa cultura e o papel da responsabilidade do profissional.”


ExpoPrag
O evento foi realizado pela Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG) e Associação Pernambucana dos Controladores de Pragas (ASPEC). O Sistema CFQ/CRQs participou com um estande na feira para levar aos participantes conhecimentos sobre a atuação nessa área tanto dos Profissionais da Química quanto da Autarquia.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/engenheira-quimica-enfatiza-valor-da-responsabilidade-tecnica-no-controle-de-pragas-na-industria-de-alimentos/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801