Institucional
Notícias

Na abertura de evento da Associação de Cervejas Artesanais em São Paulo, CFQ reforça papel do profissional da Química

Com a participação do Sistema CFQ/CRQs na condição de patrocinador, ocorreu nesta quinta-feira, 7 de setembro, a abertura oficial do Encontro do Mundo de Cervejas Ácidas Complexas Brasileiras e Sul-Americanas, o 2º Encontro Selvagem. Na cerimônia de abertura, o Conselho Federal de Química (CFQ) esteve representado pela conselheira federal Suely Schuh. Ela integra a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e destacou o papel do profissional da Química na indústria das cervejas artesanais.

“Desde março de 2022, integro a Câmara Setorial do Ministério da Agricultura para a indústria cervejeira, como representante do Sistema CFQ/CRQs, e tenho acompanhado a pujança do segmento desde as grandes cervejarias até as menores, artesanais, que produzem bebidas para um público mais seleto, exigente e que prioriza a qualidade em suas decisões de consumo”, afirmou Suely.

Ela complementou, lembrando do papel do Sistema CFQ/CRQs junto à cadeia produtiva e salientando que o conselho protege o consumidor e também os profissionais qualificados.

“O CFQ, ao mesmo tempo que protege a sociedade e os profissionais, evitando que pessoas sem a devida qualificação exerçam a Química colocando em risco o consumidor e a credibilidade das empresas, também atua para promover a Química e suas inúmeras possibilidades na construção de uma nova realidade para o Brasil”, afirmou.

Além de Suely, participaram da abertura do evento o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Gilberto Tarantino; Diego Rzatki, pela comissão organizadora; além de André Junqueira e Bia Amorim, como co-curadores.

Tarantino falou das potencialidades da cerveja artesanal brasileira e destacou o peso da participação dos profissionais da Química nesse segmento.

“Só no Estado de São Paulo temos 380 cervejarias. A Abracerva tem como objetivo fomentar a cultura cervejeira para o Brasil inteiro e, para isso, estamos realizando o projeto Conexão Cerveja Brasil. A gente se sente feliz porque existe muita cerveja boa no Brasil, que têm identidade e carregam o nome do país mundo afora. Esse evento aqui é uma celebração disso, de que não seria possível realizá-lo com essa qualidade sem o apoio do Conselho Federal de Química”, pontuou Tarantino.

O 2º Encontro Selvagem ocorre nesta quinta e sexta-feira (7 e 8 de setembro), com o apoio do Sistema CFQ/CRQs. Serão dois dias de palestras, cursos e mesas redondas com produtores, cientistas, chefs de cozinha, sommeliers e diferentes profissionais do Brasil e do exterior. Eles vão dialogar sobre cervejas ácidas complexas, brasileiras e sul-americanas.


Fonte: https://cfq.org.br/noticia/na-abertura-de-evento-da-associacao-de-cervejas-artesanais-em-sao-paulo-cfq-reforca-papel-do-profissional-da-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801