Institucional
Notícias

Expoprag 2023: Legislação é aliada de profissionais e empresas que desenvolvem atividade no setor de controle de pragas urbanas

A Legislação pertinente às empresas deve ser entendida e utilizada de maneira que auxilie seu crescimento. Uma boa leitura e o conhecimento das legislações aplicadas ao setor ajudam para que a empresa tenha ferramentas que trabalhem a seu favor. Foi isso que abordou Clair Viecelli no primeiro dia da 4ª edição da Expoprag Norte & Nordeste 2023. Clair é especialista em controle biológico e fez uma apresentação completa sobre as leis, normativos e manuais de boas práticas que orientam o setor para a prestação de um serviço de qualidade.

Com o tema “Transformando a legislação em um grande aliado nas suas prospecções”, a palestra de Clair fez com que o público presente na Expoprag entendesse os ganhos conquistados pelo setor a partir da evolução do arcabouço normativo relacionado ao controle de vetores e pragas urbanas. A palestrante ainda ressaltou como o conhecimento da legislação prospecta positivamente para o crescimento das empresas do setor trazendo a excelência nos serviços prestados.

Empresas e/ou profissionais que trabalhem de forma inadequada, sem seguir as leis, regulamentações e normas e não observando os detalhes técnicos, podem influenciar na percepção de um serviço ineficaz pelo mercado consumidor. Como destacou a palestrante, um escopo técnico, alicerçado em vasto conhecimento das normas, formulações e técnicas de aplicação além da comprovação da eficácia dos produtos, pode mudar esse cenário.

Uma das resoluções mencionadas na palestra foi a RDC N° 622, de 9 de março de 2022, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em parceria com o Ministério da Saúde. Esta resolução exige a presença de um Responsável Técnico (RT) para o exercício das funções relativas às atividades pertinentes ao controle de vetores e pragas urbanas, o qual pode ser Profissional da Química e deve apresentar registro junto ao respectivo Conselho.

“A 622 é a resolução que transformou o controlador de pragas, do famoso ‘aplicador de venenos’ em um profissional capacitado que vai prestar assessoria para uma empresa. Portanto, esta é a resolução que mais valoriza o nosso seguimento”, enfatizou.

A atuação do Responsável Técnico nesse setor é fundamental, já que essencialmente ele vai dar um escopo técnico para que a empresa siga todas as normas e eleve a qualidade do serviço ofertado. Consequentemente, isso também beneficia a sociedade e diminui impactos ambientais.

A Coordenadora da Assessoria Técnica do CFQ, Gabriela Valença, que acompanhou a palestra, julga essencial a atuação dos Profissionais da Química no controle de vetores e pragas urbanas:

“Por ser um setor que faz uso de produtos químicos, os quais exigem conhecimentos técnicos para sua manipulação, estes profissionais precisam estar habilitados para identificar as características físico-químicas de cada produto, como eles reagem e quais podem ser as consequências do seu uso nos diferentes ambientes. E são os Profissionais da Química os mais aptos a esta função. Além disso, estes profissionais também podem instruir sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e orientar quanto aos cuidados com terceiros que estejam presentes no local da aplicação, inclusive quanto a necessidade de afastamento, se for o caso”, complementou.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/expoprag-2023-legislacao-e-aliada-de-profissionais-e-empresas-que-desenvolvem-atividade-no-setor-de-controle-de-pragas-urbanas/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801