Institucional
Notícias

Feira Selvagem encerra Semana de debate sobre cervejas ácidas complexas: evento em São Paulo teve apoio do Sistema CFQ/CRQs

O Sistema CFQ/CRQs se fez presente na 1ª Feira Selvagem, evento de encerramento da Semana Selvagem, um evento realizado pela Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (ABRACERVA) cujo objetivo era expor as inovações produzidas nas cervejarias artesanais do país na luta por novos sabores e aromas para atender a uma clientela cada dia mais ávida por novidades.

O Conselho Federal de Química (CFQ) foi o patrocinador do 2º Encontro Selvagem, ocorrido entre 7 e 8 de setembro. Durante os dois dias, foram realizadas palestras, cursos e mesas redondas com produtores, cientistas, chefs de cozinha, sommeliers e diferentes profissionais do Brasil e do exterior. O tema foi as cervejas ácidas complexas, brasileiras e sul-americanas, em um dos eventos que compuseram a Semana Selvagem, encerrada com a Feira.

A 1ª Feira Selvagem reuniu cerca de 30 cervejarias, de todas as regiões do país. Foram expostos à experimentação cerca de 70 rótulos, alguns do exterior, mas todas classificadas como “selvagens” – uma caracterização utilizada no meio cervejeiro para definir as bebidas que fogem do convencional nas metodologias de produção, com busca pela ancestralidade e rusticidade, entre outras características.

Na Feira, o que se viu foi uma espécie de campo de testes práticos para tudo que foi teorizado ao longo da Semana Selvagem: o desenvolvimento do “terroir” local, com a perseguição de uma cerveja totalmente original e brasileira, é o desafio dos cervejeiros brasileiros em geral. As experimentações, realizadas na Cervejaria Tarantino, na zona norte de São Paulo, deixaram claro que é preciso casar o desenvolvimento do produto ao mesmo tempo que se abre o paladar do consumidor.

As cervejas “selvagens” demandam ao bebedor acostumado às bebidas mais ortodoxas, lagers, pilsens, IPAs, APAs e etc, uma quebra de paradigma nem sempre simples. Mas o apelo à novidade sempre compensa e a experiência sensorial diz mais sobre a busca pelo “terroir brasileiro” que qualquer argumentação teórica.

Para o presidente da ABRACERVA, Gilberto Tarantino, o evento como um todo foi um tremendo sucesso. Uma plateia atenta e ávida por novidades, sugere um caminho sólido para a cerveja artesanal brasileira.

“Foi excelente (a Semana Selvagem como um todo). Acho que o caminho é estender o universo das cervejas artesanais e suas questões também para a gastronomia, aproximar e desenvolver em paralelo o entendimento da cerveja artesanal como elemento gastronômico”, afirma Tarantino.

A representante do Sistema CFQ/CRQs no evento, conselheira federal de Química Suely Abrahão Schuh, experimentou alguns dos rótulos e compartilha do entendimento de que o paladar do brasileiro médio em relação à cerveja precisa ser ampliado e diversificado. A participação dos profissionais da Química, muito ressaltada ao longo da Semana, será muito importante na evolução projetada para os próximos anos.

“Achei muito interessante, gostei de algumas das cervejas. O resgate de métodos antigos e a busca de sabores diferenciados é importante para o mercado. A utilização de barris de madeira para acondicionar a bebida, e a consequente alteração no aroma por conta desses fatores, são algo em que não pensamos quando se trata de cervejas. E vimos isso aqui”, completa Suely.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/feira-selvagem-encerra-semana-de-debate-sobre-cervejas-acidas-complexas-evento-em-sao-paulo-teve-apoio-do-sistema-cfq-crqs/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801