Institucional
Notícias

Ex-aluno do Curso de Licenciatura em Química da UFV é o novo presidente da Associação Brasileira de Química

O ex-aluno do Curso de Licenciatura em Química da UFV, Jean Carlos Antunes Catapreta, e o professor aposentado do Departamento de Química da UFV, Efraim Lázaro Reis, assumiram respectivamente os cargos de presidente e diretor técnico-científico da Associação Brasileira de Química, no dia 31 de outubro deste ano na abertura do 62º Congresso Brasileiro de Química – CBQ, que ocorreu em Natal – RN.

Ao centro da foto, o presidente da ABQ, Jean Carlos Antunes Catapreta, ladeado pelos representantes do Conselho Regional de Química de Minas Gerais, Jorge Luiz Gonçalves Góes e Cristiane Jacob Meira, também diretora da ABQ-MG e nas extremidades os professores Efraim Lázaro Reis, diretor técnico-científico da ABQ e Djalma Jorge de Santana Nunes, membro do Conselho Fiscal da ABQ.

O mineiro Jean, depois de cursar a Licenciatura Parcelada em Química, na década de 1990, fez mestrado na Universidade do Maranhão na área de Química Analítica, posteriormente fez o doutorado em Educação Química na Universidade de São Paulo. Ele hoje é professor da Universidade do Piauí. Coordena há muitos anos a Olimpíada Nacional de Ciências.

A história da Associação Brasileira de Química teve início em 1922, quando aproveitando-se das comemorações do centenário da independência do Brasil, um grupo de profissionais (farmacêuticos, biólogos, médicos, químicos) decidiu realizar o primeiro evento de química no país. Para organização deste evento, fundaram uma associação de classe com o nome de "Sociedade Brasileira de Chímica".

A ABQ tem sua Administração centralizada em uma sede própria localizada no Rio de Janeiro, embora seus Presidentes possam ser de qualquer estado brasileiro. Existem 19 Regionais da ABQ, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. A Regional ABQ-MG fica em Belo Horizonte em sala disponibilizada pelo CRQ-MG.

As Regionais organizam, anualmente, uma série de atividades para seus associados. São cursos, seminários, simpósios, semanas da Química, palestras (com profissionais da indústria, de ensino e pesquisa), reuniões técnicas e reuniões festivas para congraçamento dos associados. Participam de eventos organizados por associações coirmãs ou pelos Conselhos Regionais de Química dos diversos Estados.

A ABQ promove, desde 1995, o Programa Nacional Olimpíadas de Química, com a participação de estudantes de todos os Estados. Os de melhor classificação representam o Brasil na Olimpíada Ibero-Americana de Química - OIAQ e na Olimpíada Internacional de Química – IchO.

Todos os anos, em setembro ou outubro é organizado e realizado em um Estado o Congresso Brasileiro de Química - CBQ. O evento tem por objetivo congregar a comunidade química, incentivando o estudo, a difusão e o conhecimento da Química entre profissionais e estudantes. Realizado em diferentes Estados, facilita a participação das comunidades locais para apresentar os resultados da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico específicos daquela região às comunidades das outras regiões do país. O evento engloba cursos, palestras, mesas redondas, além da apresentação de trabalhos. A cada ano são convidados vários pesquisadores do Brasil e do exterior.

A ABQ idealizou, lançou e realiza todos os anos, em paralelo a outros, eventos especificamente direcionados aos estudantes, como: a Jornada de Iniciação Científica em Química, a Feira de Projetos de Química – FEPROQUIM e a Maratona de Química.

Estes eventos ocorrem em paralelo ao CBQ, a Jornada Brasileira de Iniciação Científica em Química é voltada aos estudantes de graduação que tenham desenvolvido trabalhos de iniciação científica. Após análise de todos os trabalhos, são selecionados os dez melhores e oferecidos prêmios aos três primeiros colocados; a Feira de Projetos de Química – FEPROQUIM, voltada para estudantes de ensino médio ou técnico que estejam em final de curso, notadamente alunos de cursos tecnológicos, que apresentam o resultado de suas pesquisas em forma de maquetes e pôsteres e a Maratona de Química, também voltado aos estudantes de ensino médio que estejam iniciando suas atividades na área de química.

Outros eventos organizados e realizados anualmente pela ABQ são o Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI e o Encontro Nacional de Química e Sustentabilidade. Em 2025 o Congresso Brasileiro de Química será realizado em Belo Horizonte, contando com a participação do CFQ.

Fonte: Efraim Lázaro Reis

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801