Institucional
Notícias

Sistema CFQ/CRQs marca presença no 62º Congresso Brasileiro de Química

Com o tema “Tecnologia Computacional e Química Verde,” o 62º Congresso Brasileiro de Química teve início em Natal (RN) na terça-feira (31/10). O evento anual tem como objetivo reunir a comunidade Química, promovendo o estudo, a disseminação e o avanço do conhecimento nesse campo, para profissionais, estudantes e indústrias, sendo um marco no calendário da Associação Brasileira de Química (ABQ) e de outras entidades vinculadas ao setor.

Na cerimônia inaugural, estiveram presentes figuras importantes como o Prof. Jean Carlos Antunes Catapreta, presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ); Prof. Jorge Cardoso Messeder, presidente da Federação Latino-Americana de Química (FLAQ); Profª. Maria de Fátima Vitória de Moura, presidente do evento; Tereza Neuma de Castro Dantas, conselheira do Conselho Federal de Química (CFQ); Christiane M. C. Nóbrega Bakker, presidente do Conselho Regional de Química da 15ª Região (CRQ XV – RN), entre outros convidados de destaque.

O professor Jean Carlos Antunes Catapreta, à frente da ABQ, ressaltou a relevância do congresso. “A ABQ é a sociedade científica mais antiga do Brasil e se sente honrada com a presença de professores, estudantes e associados de diversas áreas da Química. Nossa missão é promover a inovação e fortalecer a importância da Química na sociedade. Além disso, estamos empenhados em estreitar laços com entidades como o Conselho Federal de Química e a Federação Latino-Americana de Química (FLAQ)”, declarou.

A conselheira federal do CFQ Tereza Neuma de Castro Dantas, que representou o presidente da Autarquia, o Prof. José de Ribamar Oliveira Filho, na mesa de honra de abertura do evento, enfatizou o compromisso do Sistema CFQ/CRQs em garantir a ética, a responsabilidade e a qualidade dos serviços oferecidos pelos Profissionais da Química. Ela também incentivou os jovens presentes a explorar carreiras na área da Química, destacando a importância dessa disciplina em diversas esferas da sociedade. “A Química desempenha um papel fundamental em nosso desenvolvimento, sendo essencial para a prosperidade de nossa população,” ressaltou. Na oportunidade, Tereza Neuma também foi agraciada com uma honraria por suas notáveis contribuições para a área Química no estado do Rio Grande do Norte.

O evento também contou com a participação dos conselheiros federais Silvana Carvalho de Souza Calado, Jonas Comin Nunes, Maria de Fátima da Costa Lippo Acioly, Suely Schuh, Djalma Jorge Santana Nunes , Antônio Carlos Magalhães, Henio Normando de Souza Melo e Ubiracir Fernandes Lima Filho, que atuará como palestrante. Lúcia Raquel de Lima, presidente do Conselho Regional de Química da 19ª Região (CRQ XIX – PB) e coordenadora do Colégio de Presidentes (COPRESI), também esteve presente na cerimônia, assim como representantes do Conselho Regional de Química da 15ª Região (CRQ XV-RN).

Ciência sustentável
Na primeira palestra do congresso, intitulada “Ciência para a Prosperidade: Sustentável e Socialmente Justa,” o professor Dr. Anderson Stevens Leônidas Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), trouxe à tona questões relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil. Ele enfatizou a importância da pesquisa aplicada como catalisadora da inovação no país. “A inovação é impulsionada pela pesquisa que se traduz em soluções práticas. É de extrema importância que os avanços científicos resultem em melhorias concretas na vida das pessoas”, disse.

Stevens também instigou a superação de desigualdades, o estímulo ao desenvolvimento regional e o fomento de tecnologias sociais e assistivas. Além disso, realçou a necessidade de desenvolver políticas públicas eficazes e de estabelecer uma colaboração mais estreita entre o setor privado e as instituições acadêmicas no que tange à ciência, à tecnologia e à inovação. “A ciência e a tecnologia devem ser tratadas como uma política sustentável, com parcerias sólidas entre o governo, a academia e a indústria, visando o benefício de toda a sociedade”, concluiu.

CBQ
O Congresso Brasileiro de Química é um evento anual que tem como objetivo promover o estudo, a disseminação e o avanço do conhecimento na área, reunindo a comunidade Química de diferentes estados do Brasil. Durante esse encontro, foram realizados cursos, palestras, mesas redondas e a apresentação de trabalhos de pesquisa. Esta edição ocorreu no período de 31 de outubro a 3 de novembro, em Natal (RN).

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/sistema-cfq-crqs-marca-presenca-no-62o-congresso-brasileiro-de-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801