Institucional
Notícias

OPAQ oferece cursos e bolsas de pesquisa, além de anunciar o Simpósio sobre Mulheres na Química  (FINALIZADO)

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), que conta com o apoio da Abiquim - convida os Estados Partes a nomearem participantes para o Curso Online de Química Analítica, que será realizado por meio das plataformas Moodle e Microsoft Teams, de 8 a 19 de abril de 2024. Os candidatos interessados deverão se registar até 22 de março de 2024.

Outra oportunidade oferecida pela instituição é o Curso de desenvolvimento de habilidades analíticas para os Estados-Membros da OPAQ na região da América Latina e do Caribe, que será realizado no Laboratório de Verificação de Armas Químicas (LAVEMA) do Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA), em Madrid. Os candidatos interessados deverão se registrar até 29 de março de 2024. Neste caso, a indicação dos candidatos a este curso, bem como cópia dos certificados exigidos, deve ser enviada à Coordenação-Geral de Bens Sensíveis (CGBS) até o dia 28 de março de 2024, a fim de que esta Autoridade Nacional possa ter subsídios para concessão dos endossos necessários.


Já para o Simpósio sobre mulheres na Química, que será realizado presencialmente na Cidade do Panamá, nos dias 22 a 23 de maio de 2024, a OPAQ convida os Estados Partes a nomearem participantes. Os candidatos interessados deverão se registar até 22 de março de 2024. Indicação de candidatos ao Simpósio deve ser encaminhada à Coordenação-Geral de Bens Sensíveis (CGBS), até 21 de março de 2024, bem como cópia dos certificados exigidos, para endosso da Autoridade Nacional brasileira. 


Vale destacar que a inscrição para os cursos acima, bem como para o simpósio são gratuitas e não garantem a participação no evento, mas apenas no processo seletivo. A OPAQ entrará em contato com os candidatos selecionados. Objetivos de cada um deles, apresentação de documentos, requisitos para participação, inscrição e demais informações podem ser obtidos por meio da plataforma Eventus (https://eventus.opcw.org)


Por fim, a Organização abriu, ainda, processo seletivo para Bolsas de pesquisa em “Síntese” e em “Espectrometria de Massa”, para o desenvolvimento de competências em química analítica e orgânica, no Laboratório do Instituto Finlandês de Verificação da Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas (VERIFIN), na Finlândia, de 2024 a 2025. Os Estados-partes foram convidados a nomear dois participantes para essas bolsas. Todos os documentos solicitados deverão ser enviados para cgbs@mcti.gov.br, até o dia 19 de abril de 2024, a fim de que esta Autoridade Nacional possa ter subsídios para concessão dos endossos necessários.


A Autoridade Nacional encaminhará a cópia da documentação, juntamente com a Carta de endosso, ao Diretor da Divisão de Assistência e Cooperação Internacional da OPAQ, rua Johan de Wittlaan 32, 2517 JR, Haia, Países Baixos. Além de enviar a documentação ao VERIFIN, o candidato deverá enviar uma cópia para icb.events@opcw.org, juntamente com a Carta de endosso da Autoridade Nacional. O prazo para envio ao VERIFIN é 1º de maio de 2024. Informações adicionais sobre este programa podem ser obtidas com Arja Valtanen (arja.valtanen@helsinki.fi), Matti Kjellberg (matti.kjellberg@helsinki.fi) e Harri Kiljunen harri.kiljunen@helsinki.fi)


Importante: a todos os interessados aos cursos, bem como ao simpósio, favor notificar a equipe de Gestão Empresarial da Abiquim nos emails luiz.shizuo@abiquim.org.brwillian.matsuo@abiquim.org.br para que a área possa acompanhar o processo e dar o endosso ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Fonte: http://abiquim.org.br/comunicacao/noticia/11193

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801