Institucional
Notícias

CFQ e CRQMG debate perspectivas e desafios para profissionais no ENQAmb

Em palestra no quarto dia do X Encontro de Química Ambiental (ENQAmb), o presidente do Conselho Regional de Química da 2ª Região (CRQ II-MG), Wagner Pederzoli, traçou um panorama das perspectivas e desafios para os profissionais da área da Química. O Congresso ocorreu entre os dias 18 e 21 de março na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e reuniu estudantes, pesquisadores e profissionais para debater os avanços entre a Química e o Meio Ambiente.

Histórico
A Química no Brasil começou em Ouro Preto com a criação da Escola de Farmácia, explicou Pederzoli. “A filha nasceu antes da mãe nos anos 1840.” Os decretos que regulamentaram a Química como profissão já apareciam nos anos 1930 no governo do então presidente Getulio Vargas.

Papel do profissional
O presidente regional ressaltou o papel do Profissional da Química, que abrange bacharéis e técnicos da área e que atuam na cadeia produtiva da Química, que envolve alimentos, medicamentos, papel e celulose, têxtil, cimento e cal, vidro e polímeros. “Prestigiar o exercício profissional da Química vai culminar com o prestígio da própria sociedade”, disse Pederzoli.

De acordo com a legislação, para trabalhar no setor, os profissionais devem ser habilitados e registrados no conselho. “É sempre oportuno esse contato com profissionais, mas também com os alunos. São eles que vão comandar isso daqui um tempo, por isso é importante que conheçam essa parte legal e as atribuições, assim como as resoluções da área”, afirmou. Esse é um incentivo para que os profissionais façam a adesão ao Sistema CFQ/CRQs.

A estudante de pós-graduação em Química Laura Batista acompanhou a palestra na sala Tiradentes. “Achei interessante saber mais sobre o Conselho, porque isso passa em branco na graduação. É uma conscientização para todos sobre o trabalho do Conselho. Consegui entender o que ele pode fazer por nós, profissionais. Tirei várias dúvidas sobre a profissão.” Ela foi uma das sorteadas com livros depois da palestra.

Desmistificação
Durante a exposição, Pederzoli ressaltou a necessidade de desmistificar a noção pejorativa sobre a Química. “Nossa área é muito abrangente, tudo é Química, não tem como escapulir disso”, afirmou. O campo de estudo é comumente associado a compostos tóxicos e contaminantes, mas a Química é uma ciência que também oferece soluções para problemas da sociedade.

Desafios
Nos próximos anos, o setor deve se debruçar na relação entre a Ecologia e a Economia, para propor soluções visando a prevenção ou controle da poluição e a preservação de recursos naturais, por exemplo. “A área ambiental permeia a Química em todos os aspectos, e não pode ser deixada de lado. O evento ressaltou essa importância, na relação da Química, Meio Ambiente, tecnologia e da sociedade”, finalizou Pederzoli.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-debate-perspectivas-e-desafios-para-profissionais-no-enqamb/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801