Institucional
Notícias

II Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência e o I Dia com Ciência  (FINALIZADO)

Evento com oficinas, apresentação de trabalhos, jogos científicos, palestras e atividades culturais com foco nos ODS da ONU.

Em 2022 os eventos II Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência e o I Dia com Ciência: As ODS da ONU serão realizados pelo Programa de Extensão da UFMG 1000 Futuros Cientistas, com apoio do CNPq, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Departamento de Química da UFMG. O evento tem como proposta ampliar a interação entre a Universidade e a Sociedade através de atividades que possibilitem a troca de experiências, conhecimentos e saberes entre professores e estudantes de graduação, pós-graduação, nível médio e fundamental, em âmbito nacional. Almejamos envolver discentes e pesquisadores na elaboração, organização e realização das ações, instigando pensamento inter/transdisciplinar e agregando diversas áreas do conhecimento. Também, pretendemos proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de conhecimento científico associado a uma visão social integrativa e humanista com incentivo ao desenvolvimento de trabalhos que visem a resolução de problemas relacionados aos municípios participantes, atrelando a realidade local com inovação e empreendedorismo.

O tema desta edição serão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), atrelado a celebração do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e para isso, buscaremos incentivar a divulgação científica por meio das ciências básicas como fonte de diálogo, paz e desenvolvimento humano, reforçando também a presença da mulher no meio científico.

O evento será realizado presencialmente no dia 06 de outubro de 2022, no Departamento de Química da UFMG e contará com apresentações de trabalhos com temas relacionados aos ODS da ONU, oficinas de experimentos, jogos científicos, palestras, apresentação de vídeos didáticos e rodas de conversas. A comissão organizadora já está trabalhando na realização do evento. e também será oferecido aos professores da educação básica, capacitação para orientar o desenvolvimento dos trabalhos (com certificação). A transmissão ao vivo do evento será realizada no canal do Programa 1000 Futuros Cientistas pelo YouTube.

Acreditamos que a abertura dos portões da UFMG para um evento científico com participação da comunidade acadêmica, comunidade escolar da educação básica e profissionais de áreas afins, possa promover de forma efetiva a ampliação da interação entre a Universidade e a Sociedade, dialogando sobre os problemas sociais que atingem nosso cotidiano.

O reencontro presencial pós-pandemia é esperado por todos e temos a expectativa de congregar mais de duas mil pessoas no evento. As inscrições para submissão dos trabalhos estarão abertas a partir de 03 de maio até 20 de julho de 2022. As inscrições para a participação no evento encerram em 30 de setembro.

As inscrições serão realizadas na página do Departamento de Química da UFMG (link). Cada inscrição dá direito à submissão de um único trabalho, que será avaliado pelo comitê científico. Todos os trabalhos deverão ser submetidos em forma de resumo e um pitch de até 5 minutos (conforme template).

Os 10 melhores trabalhos serão selecionados para apresentação oral no dia do evento, que poderá ser em formato presencial ou remoto síncrono. Os outros trabalhos aprovados serão selecionados para apresentação do pôster também no formato presencial ou remoto síncrono. A apresentação dos pôsteres no formato remoto síncrono ocorrerá em salas virtuais, com link a ser disponibilizado posteriormente. O formato da apresentação do pôster deverá ser escolhido no momento da inscrição.

Haverá uma capacitação virtual para os inscritos que será disponibilizada no site do evento, com os temas: (1) auxílio aos professores da educação básica para orientação e desenvolvimento dos trabalhos em conjunto com os estudantes, (2) pesquisa e métodos científicos, (3) escrita de resumos para eventos, (4) ODS da ONU. Os participantes que assistirem à capacitação completa receberão certificados.

Os participantes deverão sinalizar que aceitam a divulgação do pitch no evento e futuramente nas redes sociais do Programa 1000 Futuros Cientistas. Todos os trabalhos aprovados serão publicados em um e-book do evento, que será devidamente registrado com ISBN e hospedado por tempo determinado na página do Departamento de Química – UFMG.

Esperamos vocês!

Clique AQUI e confira.

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801