Institucional
Notícias

XXIII SINAFERM – XIV SHEB – XIV ENZITEC  (FINALIZADO)

O SINAFERM é um evento consolidado na área de Bioprocessos por reunir, diversos pesquisadores, profissionais e estudantes para atualização técnico-científica em Biotecnologia Industrial.

Em 2022, o XXIII Simpósio Nacional de Bioprocessos- SINAFERM e o XVI Seminário de Hidrólise Enzimática de Biomassas – SHEB juntam-se ao XIV Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática – ENZITEC.

O SINAFERM é um evento consolidado na área de Bioprocessos por reunir, diversos pesquisadores, profissionais e estudantes para atualização técnico-científica em Biotecnologia Industrial. Agregar novas abordagens em Biologia Sintética e outras áreas de fronteira, permitindo traçar o caminho de cada elo da cadeia produtiva necessária ao estabelecimento de uma Bioeconomia forte, fazem parte dos desafios dessa edição.

O uso da Biotecnologia Industrial como uma importante ferramenta multidisciplinar de desenvolvimento de tecnologias baseados nos processos biomoleculares e celulares, envolvendo tecnologias enzimáticas, química sustentável, engenharia bioquímica e bioinovação permite criar ou modificar produtos e resolver necessidades da sociedade.

Após a primeira edição do evento que ocorreu em São Paulo, em 1964, com a denominação inicial de Simpósio Nacional de Fermentações, o SINAFERM agregou muitos interesses, principalmente na área de tecnologias alternativas para o aproveitamento de biomassas e de biocombustíveis, tornando-se junto com o SHEB o maior evento em bioprocessos do país. As edições mais recentes do SINAFERM-SHEB ocorreram em Fortaleza – CE (2015), Aracaju -SE (2017) e Uberlândia – MG (2019), contando em média com cerca de 450 congressistas e a apresentação de 500 trabalhos.

O Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática (ENZITEC) trata-se de um tradicional evento na área de Enzimologia que ocorre no Brasil desde 1993. O ENZITEC é o evento de maior importância na área de Enzimologia realizado no país. As edições anteriores do ENZITEC ocorreram em Caxias do Sul (2016) e Florianópolis (2018), contando com uma média de 300 participantes.

Em função da pandemia da COVID-19, o ENZITEC retorna ao seu berço, o Rio de Janeiro para a realização conjunta com o SINAFERM – SHEB e desta forma poder maximizar os benefícios a todos os participantes com uma agenda científica e tecnológica mais multidisciplinar e rica.

Espera-se que essa edição conjunta possa proporcionar aos participantes do evento, discussões profícuas nas áreas da biotecnologia industrial, bioeconomia e bioinovação, além da renovação da rede de contato profissional.

Fonte: https://abeq.org.br/2022/06/21/xxiii-sinaferm-xiv-sheb-xiv-enzitec/

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801