Institucional
Notícias

Brasil e Japão assinam primeiro acordo bilateral para fomento do mercado regulado de carbono entre os dois países

No dia 13 de julho, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, recebeu o embaixador japonês Teiji Hayashi.

No dia 13 de julho, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, recebeu o embaixador japonês Teiji Hayashi para celebrar um acordo bilateral entre Brasil e Japão de fomento ao mercado regulado de crédito de carbono. Os países foram os primeiros a assinarem um protocolo de intenções nesse sentido desde a aprovação do Artigo 6 do Acordo de Paris na COP26, realizada em Glasgow (Escócia), em novembro de 2021.

Além de reconhecerem o mercado de carbono como ferramenta fundamental de redução de gases de efeito estufa, os ministérios do Meio Ambiente do Brasil e do Japão enfatizam a importância da criação de oportunidades bilaterais de investimentos em projetos verdes de tratamento de resíduos sólidos a fim de gerar energia limpa e diminuir as emissões de metano, contribuindo assim para que as nações cumpram seus objetivos anunciados durante a última conferência do clima.

Com base nessa ideia, os Ministérios irão promover troca de informações, boas práticas e experiências sobre os mecanismos do mercado para redução da emissão, além de incentivar os setores empresariais dos dois países a investirem em projetos de mitigação de mudanças climáticas.

Fonte: https://abiquim.org.br/comunicacao/noticia/10279

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801