Institucional
Notícias

Tabela Periódica Ilustrada Ajuda Estudantes A Entenderem Química

Quando estudamos Química, nem sempre conseguimos entender como aqueles elementos fazem parte do nosso dia a dia.

Quando estudamos Química, nem sempre conseguimos entender como aqueles elementos fazem parte do nosso dia a dia — se é que fazem. Isso faz com que muitos estudantes não tenham interesse na matéria, afinal, ela parece ser tão distante da vida comum, não é mesmo?

Acontece que, ao contrário do que se pensa, a química está presente em praticamente tudo o que consumimos. Muitos aparelhos que usamos, como os nossos celulares, só existem porque cientistas conseguiram achar utilidade para os elementos químicos da tabela periódica.

Para ilustrar esse conceito, muitos pesquisadores criaram suas próprias tabelas periódicas. Além das informações básicas sobre cada elemento, como o seu símbolo e número atômico, essas tabelas também contam com ilustrações que mostram onde podemos encontrar cada elemento.

O modelo de tabela desenvolvida pela Boeing Keith Enevoldsen foi criada para ajudar os alunos do ensino fundamental e médio dos EUA a entenderem todo o potencial da química na nossa vida.

Os displays de LED, por exemplo, não seriam possíveis sem o elemento gálio. Os refrigeradores não existiriam sem o telúrio, pois ele é fundamental na fabricação desses aparelhos. O iodo é um poderoso desinfetante, muito usado na medicina. O bismuto ajuda a combater incêndios e pode ser encontrado nos extintores.

Outros elementos estão associados ao desenvolvimento de tecnologias que serão cada vez mais importantes para a humanidade. O rubídio é usado como combustível espacial. Se hoje contamos com a tecnologia dos satélites na comunicação, parte do mérito é desse material.

Já o lítio deve ser alvo de disputas nos próximos anos, uma vez que ele é fundamental para o desenvolvimento das baterias elétricas. Se a indústria automobilística quiser oferecer carros elétricos em larga escala, terá que contar com a garantia de que terá acesso a esse elemento, por exemplo.

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/educacao/122484-tabela-periodica-ilustrada-ajuda-estudantes-a-entenderem-quimica.htm

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801