Institucional
Notícias

Enem 2022: CFQ e MCTI firmam parceria para transmissão de lives no TikTok com dicas para prova de Química  (FINALIZADO)

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão chegando!

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão chegando! Nos dias 13 e 20 de novembro, mais de três milhões de estudantes do Brasil inteiro farão as provas, e o Conselho Federal de Química (CFQ) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do TikTok, realizarão uma série de lives na plataforma abordando os principais temas da Química. As datas das lives são 26 de outubro e 3, 9 e 17 de novembro, às 18 horas, no perfil @cfquimica no TikTok.

A Química Solidária volta com mais um projeto, dessa vez, voltado à educação. Nesta edição, as lives da TikTok serão desenvolvidas em parceria com Galt Vestibulares, Utopia e Vestibular Cidadão, instituições filantrópicas que dão aulas para alunos de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade.

A paixão por ensinar a Química é o que motiva esses professores que, atualmente, nas horas vagas, doam o seu tempo para ensinar. A primeira aula, na próxima quarta-feira (26/10), será de Química Geral com os professores Diego Soares de Freitas e Bruno Gastão. No dia 3/11, o tema será de Química Inorgânica com o professor Samuel Limberger e Pedro Costa. Dia 09/11, Físico-Química com os professores Henrique do Nascimento e Maryssol Morais. Para encerrar, no 17/11, Química Orgânica com as professoras Maísa Almeida e Karine Reis.

Dicas
Professor voluntário do Galt Vestibulares e empregado público do CFQ, Diego Freitas dá algumas dicas para quem vai fazer o Enem. A primeira é buscar manter a tranquilidade e responder as questões mais simples primeiro. “O grande problema na prova não é somente a matéria, mas o estado psicológico do estudante, que fica nervoso não só na parte de Química, mas também com as demais disciplinas. O ideal é tentar manter a tranquilidade, procurar resolver as questões mais simples primeiro, deixando as mais complexas para o final e sempre gerenciando o tempo”, explicou.

Outra dica importante do professor é o estudante dar uma revisada leve na véspera da prova para refrescar a memória. “O estudo descompromissado vai dar uma relaxada e isso ajuda a salvar muitas questões que o aluno poderia esquecer na hora da prova. E não adianta tentar aprender conteúdo novo de véspera, pois o aluno terá dificuldade de memorizar e poderá se estressar”.

Diego também recomenda que o estudante não fique preocupado em deixar o local da prova para ir ao banheiro ou “esticar as pernas” por alguns minutos.

Por causa da pandemia da Covid-19, Diego explicou que muita coisa mudou, muitos alunos tiveram o processo de aprendizado prejudicado, além do desenvolvimento da ansiedade e que não tem como prever como será esse Exame para eles. “De qualquer forma, trabalhar a tranquilidade é o mais importante para se sair bem no Enem”, afirmou.

CFQ no TikTok
Sobre a parceria do CFQ com o TikTok nas lives de Química, o professor Diego destacou como uma ação fundamental, principalmente para quem tem dificuldade no acesso à informação de qualidade. “Essa ação do CFQ é importante para reafirmar a democratização do ensino de Química, municiar a sociedade com informações de qualidade, o que ajuda no combate à desinformação, e possibilitar que alunos mais desfavorecidos possam ser mais competitivos e, assim, acessar o nível superior de educação”.

O CFQ completou dois anos de TikTok. Desde então, são mais de 22 mil seguidores, mais de 4,6 milhões de visualizações e 112,5 mil curtidas na plataforma. Além das lives preparatórias para o Enem, o perfil do CFQ no TikTok tem uma série de conteúdos que mostram como a Química é indispensável e está presente em tudo no nosso dia a dia, divulgando conhecimento e aumentando o interesse dos jovens pela área. Os temas são os mais diversos, que vão desde a Química dos alimentos, curiosidades, elementos químicos, dicas, entre outros.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/enem-2022-cfq-e-mcti-firmam-parceria-para-transmissao-de-lives-no-tiktok-com-dicas-para-prova-de-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801