Institucional
Notícias

Pesquisadores destacam importância do empreendedorismo na Química

O que a Química e o empreendedorismo têm em comum?

O que a Química e o empreendedorismo têm em comum? Dois pesquisadores da área, um no Espírito Santo e outro na Paraíba, provaram que os temas estão interligados e que geraram bons frutos por meio da iniciativa Profissional da Química Empreendedor, parceria entre o Conselho Federal de Química (CFQ) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), para capacitar estudantes e profissionais por meio de cursos on-line voltados para o empreendedorismo.

Fabiano Torres e Petrônio de Athayde Filho participaram da primeira edição do programa, realizada no primeiro semestre de 2022. Torres, formado em Química e aluno do doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), optou pelo curso “Catalisa ICT”, por acreditar que o conteúdo auxiliaria em seu projeto.

“Identifiquei que esse curso poderia me ajudar especificamente a alavancar o projeto que desenvolvo hoje no meu doutorado, que tem como temática a inovação. Ele pode vir também a interagir com o mercado, e eu sei que o Catalisa ICT dava essa oportunidade para o projeto e para mim, aluno de doutorado e futuro empreendedor”, revelou.

O doutorando apontou, ainda, os benefícios para quem participa da iniciativa do CFQ e do SEBRAE. “Pessoalmente, eu pude aprender mais sobre inovação, estruturação de projeto e networking. Profissionalmente, consegui ter mais caminhos para modelar meu projeto, do início ao fim.”

Athayde Filho, como é conhecido o pesquisador e professor titular do Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba (DQ/UFPB), também cursou o “Catalisa ICT”. “O que mais achei interessante foi a logística do curso apresentado na plataforma EAD, de forma bastante amigável, com linguagem de fácil entendimento”, elogiou o graduado e pós-graduado em Química.

O professor paraibano afirmou que a iniciativa foi importante para sua formação e carreira. “Considero que o curso me deu uma nova visão. Ampliou meu entendimento de como empreender com base em conhecimento, e não em achismo. Todas as disciplinas foram importantes para minha qualificação como empreendedor”, observou Athayde.

Após a experiência, ambos incentivaram os colegas a participarem do Profissional da Química Empreendedor. “Falo sempre para os meus pares que o curso é muito bom e muito importante, além de ser muito indicado para quem quiser ser um empresário de sucesso”, lembrou Athayde. Já Fabiano Torres disse ter “certeza de que isso fará diferença na carreira”.

O Catalisa ICT foi ofertado na primeira edição e é uma trilha estruturada a partir das bases do design, com uma abordagem centrada no ser humano que acelera a inovação e soluciona problemas complexos. Saiba mais em: http://www.pqe.org.br/

Segunda jornada
O Profissional da Química Empreendedor entra agora em sua segunda jornada. A partir de 1º de novembro, estarão disponíveis seis cursos virtuais em três áreas: Planejamento, Inovação e Empreendedorismo. As inscrições começam no dia 3 de outubro e os interessados poderão aprender como planejar, elaborar planos de negócios e ter ideias criativas para inovar na prática, entre outros.

“A iniciativa faz parte de uma ponte que construímos com o SEBRAE voltada a promover entre os nossos profissionais novas visões de mercado, entre elas, o empreendedorismo. A forma como a Química permeia a tudo e a todos também faz com que sejamos profissionais presentes na academia, na indústria e em nossas ideias disruptivas com potenciais para grandes negócios”, destacou o presidente do CFQ, José Ribamar Oliveira Filho.

As inscrições são gratuitas para todo o Brasil e podem ser feitas no site https://pqe.cfq.org.br/. Saiba mais aqui.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/pesquisadores-destacam-importancia-do-empreendedorismo-na-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801