Institucional
Notícias

Abiquim apresenta guia sobre uso do poliuretano em webinar do setor da construção civil

No dia 18 de outubro, o Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), com o apoio da Abiquim, realizou o webinar ‘Segurança ao Fogo no Uso do Poliuretano nas Construções’.

No dia 18 de outubro, o Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), com o apoio da Abiquim, realizou o webinar ‘Segurança ao Fogo no Uso do Poliuretano nas Construções’, evento gratuito que contou com a participação de construtoras, projetistas e fabricantes de materiais, bem como de representantes da academia e especialistas em incêndio.


Entre os painelistas, Carolina Ponce de León (Abiquim); Edilson Machado (Dow), Sergio Bandeira (Kingspan Isoeste – Telhas Térmicas e Painéis Térmicos); Alexandre Kröner (Kröner & Zanuto Arquitetos Associados); Coronel Denilson Ostroki (SPK Engenharia de Segurança), Patrícia Densa (Vértice Engenharia, Projetos e Gerenciamento) e Henrique Kramer (Unisinos). Na condução do evento e mediação entre o público e os especialistas, Marcia Menezes (CTE).


O encontro, cujo objetivo foi abordar o desempenho de novos materiais na construção civil quanto ao quesito segurança ao fogo, trouxe como protagonistas o poliuretano (PUR) e o poliisocianurato (PIR), famosos conhecidos por suas propriedades térmicas e acústicas. Dentro desse contexto, além de explicações técnicas dos polímeros, bem como as suas aplicações adequadas no setor de edificações detalhadas pelos painelistas, a Abiquim, apresentou o ‘Poliuretano e a Reação ao Fogo – Guia Técnico com orientações ao profissional para uso seguro do Poliuretano na Construção Civil’.


A publicação, produzida pela Abiquim e Unisinos, iniciativa motivada justamente pela falta de informação técnica acerca desses materiais, mostra por meio de uma linguagem clara e simples, que o PUR e o PIR são superseguros na construção civil, desde que atendam aos requisitos das normas, instruções e regulamentos existentes no Brasil, sobretudo às normas utilizadas pelo Corpo de Bombeiros. 

O Guia esclarece dúvidas que comprometam o aproveitamento mais amplo dos polímeros na construção, além de mostrar como essa tecnologia está alinhada ao desenvolvimento de edificações mais sustentáveis. Ele está dividido em duas partes: a primeira traz Segurança contra incêndio: cenário atual; Reação ao Fogo; Classificação de Materiais; Regulamentações em diferentes regiões; e Ensaios de reação ao fogo. A segunda parte aborda: Como funciona a queima de materiais poliméricos; Sistemas inovadores à base de poliuretano; e Tecnologia em retardadores de chama.

Acesse aqui a publicação.

Para ver o evento na íntegra, clique aqui      


Mais informações ou esclarecimentos sobre o Guia podem ser obtidos com Carolina Ponce de Léon, coordenadora-executiva da Comissão Setorial de Poliuretano da Abiquim, pelo e-mail carolina.poncedeleon@abiquim.org.br

Fonte: https://abiquim.org.br/comunicacao/noticia/10449

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801