Institucional
Notícias

Balanço in-cosmetics Latin America 2022

in-cosmetics Latin America celebra retorno do encontro presencial com recorde de participação da indústria e foco em sustentabilidade.

A in-cosmetics Latin America, voltou a reunir centenas de fornecedores globais e regionais como nunca visto antes para apresentar inovações e debater assuntos importantes de comportamento e consumo para a indústria de beleza e cuidados pessoais em sua mais recente edição, realizada nos dias 21 e 22 de setembro, em São Paulo, no Expo Center Norte. A volta aos pavilhões foi marcada por uma programação intensa de conteúdo e pela participação de mais de 160 marcas vindas de mais de 20 países empenhadas em conectar a região às soluções e ativos que já despontam em outros continentes e trazer avanços em sustentabilidade e biotecnologia.

O público, formado por químicos, formuladores, profissionais de marketing e P&D de empresas de cosméticos, compareceu em peso, somando 5,864 visitantes, dos quais 4,859 foram únicos. Assim como participantes do Brasil, os visitantes vieram de países como Argentina, Peru, Colombia, Mexico e Estados Unidos o que reforça a importância do evento no mercado Latinoamericano.

Para Daniel Zanetti, diretor da in-cosmetics, a edição foi estratégica e simbólica. “Os expositores trouxeram soluções e lançamentos e houve a presença massiva de empresas estrangeiras, mostrando o bom momento da indústria na região. O tema sustentabilidade permeou diversas áreas da feira, de ingredientes ao conteúdo educacional. Nossos esforços foram concentrados em criar a melhor in-cosmetics de todos os tempos e, por isso, uma das grandes novidades foi incluir abordagens com influenciadores, sustentabilidade e mídias digitais”, diz.


O presidente-executivo da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, João Carlos Basilio, completa: “vimos os estandes lotados e, como resultado, todos satisfeitos. Sentimos um clima de otimismo por parte das empresas que estão vendo esse mercado reagindo com projeção de crescimento de dois dígitos para o fechamento de 2022”.

A ABIHPEC, inclusive, aproveitou o contexto da in-cosmetics Latin America para divulgar números do balanço do primeiro semestre de 2022 do setor de HPPC. As vendas ex-factory (sem os impostos) tiveram alta de quase 10% na comparação com o mesmo período do ano passado. O segmento de cosméticos apresentou um crescimento expressivo superior a 10% em vendas ex-factory. A categoria maquiagem contribuiu com o resultado positivo, com aumento de 20%, já Higiene Pessoal, Perfumaria e Tissue registraram alta de 6%, 16% e 15%, respectivamente.

Uma das características mais marcantes dessa edição foi a aposta de muitas empresas em experiências ligadas aos sentidos, em especial o olfato. Caso da Vollmens Fragrances, que realizou uma apresentação em seu estande para influenciadores e jornalistas sobre cinco criações olfativas envolvendo jasmin em propostas amadeiradas, doces, solares, florais e marinhas. “Nosso mercado é muito encantador e a fragrância não proporciona apenas um perfume, mas levar a outros lugares, resgatar memórias”, conta Natália Mendes, gestora de comunicação institucional e relações internacionais. Devido ao sucesso, a empresa planeja ampliar o espaço expositivo de 49 m2 para 119 m2 na próxima edição.

Completando 30 anos de mercado, a Vantage, uma das patrocinadoras do evento, disponibilizou uma sala especial para uma jornada imersiva sensorial chamada SENSEID com imagens, sons, vento, como forma de reforçar a conexão dos produtos com os momentos de cuidados dos consumidores, para o dia e noite, como uma das propostas da empresa, que recentemente adquiriu as marcas JEEN e Botanicals Plus. “Nosso objetivo foi mostrar as inovações que temos no mercado e os novos produtos e conceitos”, conta Aleksander Muñoz, gerente de marketing Latam.

Já a Oak Fragrâncias inseriu no estande o conceito de flor de cerejeira para destacar as criações e o conceito criativo da marca. “Incluímos uma árvore, a sakura, de flor de cerejeira, montada de cabeça para baixo, para trabalhar o conceito oriental de dia e noite, como forma de conectar os clientes à natureza com a novidade de um mundo perfumado de fragrâncias diferentes”, explica Rafael Pataca, perfumista da marca.

Thalita Jesus, estrategista de marketing, a Merck S/A vê no evento um valor especial. “Nos últimos dois anos, lançamos muitos produtos e não tínhamos tido a oportunidade de mostrá-los aos clientes. Como a feira é voltada para relacionamento, apresentamos projetos novos e estamos muito otimistas em dar continuidade aos contatos, já que os visitantes demonstraram muito interesse”.

A potência da sustentabilidade

A sustentabilidade foi um dos pilares dessa edição e teve papel protagonista na programação do evento. O WORKSHOP INOVAÇÃO ABIHPEC teve como tema as Mudanças Climáticas e Sustentabilidade em um Mundo em Transformação, com participações de palestrantes de grupos como Natura & CO (que reúne as empresas Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), O Boticário, Herbarium, Medicin e especialistas em áreas técnico-científicas da ABIHPEC e do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá / MG.

Nos estandes, também foi possível conferir uma série de ativos e soluções naturais das marcas com foco na preservação da natureza e na meta de zerar a emissão de carbono, assim como as apresentações do Marketing Trends, com palestras e painéis abordando Clean Beauty, Sustentabiliadade e Práticas de ESG que tornaram o evento o principal centro para as discussões desse tema na indústria cosmética.

No espaço da BASF, Anne Sato, gerente de marketing, explicou que a empresa reforçou nesta edição o pilar estratégico para os próximos anos com o Care 360 Solutions for a Sustainable Life (Soluções para uma vida sustentável). “Como algumas das novidades, apresentamos o Verdessence Rice touch, um biopolímero de origem natural que funciona como um modificador sensorial para trazer efeito matte nas formulações. Retomamos o Probiolift com microorganismos vivos que se tornam ativos no contato com a pele. E uma plataforma digital para auxiliar pesquisadores e profissionais de marketing a encontrar tendências, categorias de aplicação e acesso a uma lista de ingredientes da BASF, além de formulações indicadas, documentações e informações sobre emolientes, com inteligência artificial, para resultados mais assertivos”.

Patrícia da Luz Moreira, diretora de marketing da Chemyunion, reforçou que expositores e visitantes estavam ávidos para esse reencontro do mercado. “Nosso estande esteve sempre cheio, muitas boas conversas de negócios e oportunidades que foram criadas durante o evento. A in-cosmetics traz um público muito qualificado e significativo para o nosso segmento de atuação”.  Como lançamento, dois ingredientes, estiveram na Innovation Zone: “o Restart PRO, que reconstrói o cabelo de dentro para fora, independente do dano sofrido, por biotecnologia através de um conceito total de upcycle; e o Iselight, produto bastante alinhado à sustentabilidade, biodegradabilidade e origem vegetal para tratar a hiperpigmentação, ou seja, as manchas senis que costumam aparecer, principalmente nas mãos, e começam a se formar a partir dos 30 anos”, acrescentou.

Inovação, um ativo fundamental

Com participação desde a primeira edição e representando empresas internacionais, como as alemãs Cosphatec, que tem como destaque as fórmulas naturais, e a Eckart com linhas de pigmentos de efeitos e sustentáveis, a distribuidora Colormix Especialidades apresentou as tendências globais de cores de sombras, batons e rímel 2023/2024. Outros destaques no estande da empresa foram as marcas Kupanda, da África do Sul, que fabrica óleos da botânica africana e exporta para o mundo inteiro com qualidade reconhecida para os óleos de ximenia e boabá, entre outros; e a nacional Biotae Natural Healthy Solution, que produz corantes de origem vegetal.

“Participar da in-cosmetics tem uma enorme relevância, já que o evento é um dos mais importantes agentes de desenvolvimento do setor de cosméticos na América Latina, sem contar que o Brasil é um dos mercados mais relevantes do mundo”, disse Carlos Fernando de Abreu, CEO da Colormix.

Exemplo do sucesso na edição 2022, antes de encerrar a participação, Douglas Santana, gerente de marketing da Scentec, destacou os resultados positivos em sua primeira participação na in-cosmetics Latin America. “Conseguimos gerar muitos leads e encaminhar muitos negócios no evento. Acredito que nossas expectativas foram superadas em 100%. Nos aproximamos de empresas do segmento capilar, de cuidados corporais, de aromatizadores de ambientes; todas de muito potencial e que movimentam o mercado brasileiro”.

Quem também se surpreendeu foi Liliana Brenner, diretora de marketing da Ashland  na América Latina, “é uma fase de readaptação para todos, tínhamos uma expectativa sobre o que iria acontecer e foi uma ótima experiência, com estande cheio desde o início do evento, com clientes que não encontrávamos há mais de dois anos e, além disso, a abertura de novas portas para projetos em torno dos lançamentos que trouxemos para a feira. Essa edição foi excelente, como em anos anteriores”.

Público

Assim como os expositores, os visitantes também estavam ansiosos pelo retorno. É que destaca, João Paulo Guimarães, especialista em matéria-prima da L’Oreal, que veio buscar negócios, oportunidades e conhecer novos ingredientes para diferentes categorias e aplicações.  “Como fabricante de produto final, ter esse momento de interação presencial e de encontrar nossos parceiros é fundamental para alinhar novidades, tendências e expectativas de mercado. Foi um momento muito importante de conexão”.

Também em busca de ingredientes inovadores e naturais, Débora Prada, analista de desenvolvimento de fórmulas da Natura, que atua na linha de maquiagens e outros cosméticos que levam cera na composição, revelou:  “viemos buscar novidades para esses produtos, como uma cera diferente, algum pigmento e ingrediente inovador que esteja de acordo com a expectativa da empresa em deixar as fórmulas cada vez mais naturais, mantendo o padrão de qualidade e ativos que tragam benefícios para os consumidores. Buscamos novas ceras veganas”.

Além das formulações e ativos, a feira apresentou todo o panorama da cadeia produtiva.  Coordenadora de P&D na Unilever, Thamires Peixoto disse: “nós, do time de desenvolvimento de embalagens, viemos conhecer as novas tendências em sustentabilidade com apelo mais clean. Nossos produtos têm esse foco mais biodegradável, sustentável e vimos na feira muita coisa com essa proposta”.

Fabrício Almeida de Souza, diretor de pesquisa e desenvolvimento da FS Consultoria, que frequenta as edições internacionais da in-cosmetics há mais de 25 anos, costuma acompanhar o mercado e apresentar as novidades e tendências em suas consultorias para os clientes do setor. “Vi expositores muito animados, trazendo tecnologias disruptivas, indo muito em direção à sustentabilidade. O que me surpreendeu muito nesse ano foi a quantidade de novas empresas expondo soluções muito relevantes”.

Quem veio pela primeira vez conferir o evento foi a farmacêutica Marta Leme, que está inaugurando a Nativa, empresa de cosméticos. “Nosso foco é tratamento da pele, como produtos antiage e antioxidantes, entre outros. Por isso, viemos conferir as novidades para esse setor”.

Atrações

As áreas interativas também fizeram sucesso como a Innovation Zone Live Demonstration, com apresentações e experiências ao vivo de empresas e profissionais como Karina Soeiro, Dow, Colormix e Nikkol Group.

A Mintel, por exemplo, trouxe os produtos inovadores em destaque e segundo Amanda Caridad, analista sênior de beleza e cuidados pessoais da empresa “a in-cosmetics Latin America é o evento mais importante da indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e seu retorno ao formato presencial foi um marco muito importante após pouco mais de 2 anos e meio de pandemia. Para a Mintel foi uma satisfação reencontrar clientes e parceiros e acompanhar as novidades do mercado. Algo muito marcante para mim foi ver tantas inovações pautadas por sustentabilidade, um movimento que ganhou muita força nos últimos anos e que reflete o desejo dos consumidores por soluções de baixo ou zero impacto ambiental”.

Os espaços de Test & Regulation, as apresentações dos Technical Seminars, as palestras de Marketing Trends e as Inovations Tours, sob o comando de Cléber Barros, consultor técnico da in-cosmetics Latin America, completaram o panorama de atualização, abordando todos os tópicos que os profissionais precisam para superar os desafios da formulação e entender as tendências que estão por vir. “O evento mostrou que as empresas estão cada vez mais conseguindo trabalhar opções naturais aliadas à tecnologia perfeitamente eficazes, que resolvem problemas reais das pessoas”, destacou Barros.

Mais informações podem ser conferidas no press kit digital do evento https://cutt.ly/5VPt4FY .

Fonte: https://abihpec.org.br/in-cosmetics-latin-america-celebra-retorno-do-encontro-presencial-com-recorde-de-participacao-da-industria-e-foco-em-sustentabilidade/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801