Institucional
Notícias

Atuação profissional na área da Química Verde é tema de live do Projeto Inspiração

A atuação profissional na área da Química Verde foi o tema de uma live promovida pelo CRQ-IV, no canal da instituição no YouTube.

A atuação profissional na área da Química Verde foi o tema de uma live promovida pelo Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ-IV), nessa terça-feira (25), no canal da instituição no YouTube. Os profissionais Diego Nascimento dos Anjos, Suely de Camargo e Wagner de Miranda Pedroso foram os convidados para o evento on-line, compartilhando suas experiências e dando sugestões de atuação profissional. Todos são membros da Comissão Técnica de Meio Ambiente do CRQ-IV

Consultor ambiental, o engenheiro químico Diego Nascimento dos Anjos foi o primeiro participante da live. Ele contou que começou a atuar na área “sem querer”. “Eu estudava o primeiro ano de Engenharia Química quando surgiu uma vaga de consultoria ambiental numa empresa. Apesar de não saber o que era isso, achei interessante. Fui selecionado para a vaga e comecei a me inteirar e me especializar cada vez mais no assunto”. Além da graduação, Diego fez pós-graduação e mestrado na área ambiental e atua no mercado prestando consultoria ambiental há 14 anos.

Em relação à atuação, Diego explicou que o Profissional da Química pode atuar em projetos de meio ambiente relacionados ao gerenciamento de áreas contaminadas, licenciamento ambiental, auditorias ambientais, gerenciamento de resíduos, tratamento de água e efluentes, entre outros. A grande vantagem, segundo o consultor, é o trabalho em conjunto com outras áreas e o aprendizado constante.

“O Profissional da Química tem papel fundamental na área ambiental e pode fazer parcerias com geólogos, engenheiros ambientais e sanitários, por exemplo. Além dessa integração, a gente sempre aprende uma coisa nova. Tem muita área para os Químicos atuarem no meio ambiente, pois tudo tem Química ligado”.

O segundo participante foi o engenheiro químico Wagner de Miranda Pedroso. Com expertise em projetos envolvendo a gestão de resíduos comuns e perigosos, Pedroso contou que essa é uma área bastante ampla para os Profissionais da Química, visto que o lixo industrial é um dos maiores problemas ambientais atualmente.

De acordo com Pedroso, o Brasil gera em torno de 82 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos anualmente, o que equivale a 390 kg por habitante. Desses 82 milhões, 76 milhões são coletados e o índice de reciclagem é de apenas 4%. E o mercado da reciclagem, que pode e deve crescer, é justamente onde o Profissional da Química pode atuar.

“Um dos nossos papéis é avaliar e repensar os processos internamente. É difícil, pois envolve planejamento a longo prazo e grande investimento. Se for uma indústria química, por exemplo, quem irá repensar esse processo químico, ambiental e até mesmo administrativo é o Profissional da Química. É uma área muito vasta”, explicou.

O mercado de geração de energia a partir do lixo é também uma área em crescimento que veio para ficar, afirmou o palestrante, e a participação do Profissional da Química neste processo é essencial. “É o profissional responsável no acompanhamento da entrega e incineração do lixo, na geração de vapor e limpeza dos gases de emissão para transformar em energia”.

Outro exemplo citado pelo engenheiro químico é o mercado de bituca de cigarro que, até pouco tempo, não era feito. “O Brasil vem ganhando destaque com uma tecnologia inovadora e ecológica que eu nunca achei que seria possível. Para qualquer lado que a gente olha, há geração de resíduos. Isso é natural. A expectativa é de que, futuramente, os resíduos se tornem grande fonte de matéria-prima para uma série de inovações para as gerações futuras. Estamos só começando e o mercado é muito grande”.

A última participante da live foi a engenheira química, advogada e professora Suely Carneiro, que falou sobre a legislação ambiental brasileira. De acordo com Suely, dizer que a preservação do meio ambiente é assunto recente é fake news. Há legislações que datam do século XVI.

Dentre as sugestões de atuação na Química Verde, a professora citou áreas como licenciamento, preservação da saúde pública, manutenção de matérias-primas, sistemas de gestão, estudos de impacto ambiental, responsabilidade socioambiental, ONGs e OSCIPs; bancos e seguradoras; produção mais limpa, mercado de carbono, entre outras, e que com isso, cada vez mais são exigidos profissionais habilitados.

“Temos que preservar o meio ambiente para continuar tendo matéria-prima. As reações químicas estão em todo o lugar, é imprescindível para a vida. Com o aumento populacional, aumenta a produção de bens e serviços. Até os anos 70, não havia muito controle técnico, pois se acreditava na regeneração da própria Terra. O problema é que essa regeneração dos recursos naturais é muito mais lenta que o crescimento populacional e o consumo das matérias-primas. A Ciência Ambiental é multidisciplinar, abrangente e holística. Há várias esferas de atuação”.

Projeto Inspiração 

O Projeto Inspiração traz uma série de lives direcionadas a despertar o interesse dos estudantes da área Química para os diversos segmentos de atuação.

As transmissões deste projeto estão sendo realizadas nas últimas terças-feiras de cada mês. Neste mês de outubro, o tema é a Química Verde. A missão dos palestrantes é inspirar os jovens, contando a sua trajetória profissional, os cursos complementares, expectativas de crescimento, diferencial que o profissional precisa possuir, setores de atuação industrial, enfim, transmitir o “brilho nos olhos” que possui em trabalhar em sua área de atuação.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/atuacao-profissional-na-area-da-quimica-verde-e-tema-de-live-do-projeto-inspiracao/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801