Institucional
Notícias

Aluna do IFNMG é a estudante de escola pública mais bem classificada da região Sudeste na Olimpíada Nacional de Ciências 2022

Maria Eduarda Oliveira Gonçalves, foi a menina estudante de escola pública mais bem classificada da região Sudeste na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2022.

Maria Eduarda Oliveira Gonçalves, aluna do curso técnico integrado em Química do IFNMG-Campus Montes Claros, foi a menina estudante de escola pública mais bem classificada da região Sudeste na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2022. Além de ser medalhista de ouro, ela será premiada com um troféu a ser concedido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para as cinco estudantes de escolas pública que mais se destacaram na ONC 2022.

“Faltam palavras para descrever tal resultado, fiquei muito feliz e até emocionada, uma mistura de sentimentos”, conta a aluna de 16 anos, que está no 1º ano do curso. Maria Eduarda foi convidada a participar da solenidade de premiação da ONC 2022, que acontecerá no próximo dia 23 de novembro, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em Brasília.

Além dela, outros estudantes do IFNMG destacaram-se nesta edição da Olimpíada:

Campus Montes Claros:
- Medalha de Prata – Eduardo Oliveira Neves e Ana Clara Ribeiro Nascimento
- Medalha de Bronze – David Fonseca Costa e Yasmim de Fátima Macedo Silva
- Menção Honrosa – Bárbara Emanuely Dias Alves, Sara do Amaral Fonseca, Laura Silva do Santos, Jhonatan Inocêncio da Silva, Ana Clara Oliveira, Emanuele Rodrigues Ferreira, Alana Assunção Soares Lima, Francisco José Geraldo Matos de Sousa, Clarice Soares Azevedo, Gabriel Soares Fonseca, Heros Augusto Baía Oliveira, Gabriel Soares Fonseca, Heros Augusto Baía Oliveira, Felipe Sousa Prates, Maria Clara Andrade Antunes e Karolliny Dias Pereira

Campus Janaúba:
- Menção Honrosa – Isabela Ester do Espírito Santo Fernandes

Campus Januária:
- Menção Honrosa - João Victor Pinheiro Lacerda

Campus Pirapora:
- Menção Honrosa - Maria Eduarda Batista Sampaio

A Olimpíada

A ONC integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco sociedades científicas: a Sociedade Brasileira de Física (ABF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação a essas sociedades científicas e destina-se a estudantes do ensino médio e do 6ª ao 9º anos do ensino fundamental.

Para os estudantes de cada série, são aplicadas provas específicas referentes aos conteúdos já vistos em cada segmento. A primeira fase acontece no próprio estabelecimento de ensino e a segunda fase, em locais definidos por cada comissão estadual. As provas da segunda fase envolvem questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

Maria Eduarda afirma que o aprendizado que teve nas aulas, na escola, deram uma boa base para resolver questões da prova. Para se preparar, ela também treinou com provas anteriores da ONC e assistiu a videoaulas no Youtube. A estudante destaca, ainda, “ toda a assistência para consulta e ajuda proporcionada pelos professores” do IFNMG.

Na edição de 2022, a ONC concedeu medalhas até o limite percentual de 5% dos estudantes participantes da 2ª fase, divididas em três categorias: ouro, prata, bronze. Fizeram jus a certificados de menção honrosa os estudantes que acertam, pelo menos, 50% das questões da segunda fase.

Para mais informações, acesse www.onciencias.org.

Fonte: https://ifnmg.edu.br/mais-noticias-montes-claros/611-montes-claros-noticias-2022/30522-aluna-do-ifnmg-e-a-estudante-de-escola-publica-mais-bem-classificada-da-regiao-sudeste-na-olimpiada-nacional-de-ciencias-2023

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801