Institucional
Notícias

Estudante do ICA recebe prêmio nacional por projeto de estágio

Lucas Verciane, da Engenharia Florestal, desenvolveu, durante temporada de aprendizado na Bayer, aplicativos para operações em laboratório.

O estudante do curso de Engenharia Florestal do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG Lucas Verciane foi um dos destaques na premiação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), vinculado à Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Ele venceu na categoria Projetos inovadores – grandes empresas pelo melhor projeto de estágio em 2022.

Durante estágio na Bayer, empresa farmacêutica e química alemã, em Uberlândia, Lucas criou dois aplicativos. O objetivo é simplificar a coleta e o gerenciamento de informações importantes das atividades de laboratório para disponibilizá-las de forma rápida, fácil e com a qualidade desejada para o negócio. Segundo o estudante, os aplicativos são capazes também de aumentar a eficiência no registro de dados, descomplicar processos e otimizar tempo, armazenar dados com segurança e tomar decisões com assertividade.

Com o título Aplicativos utilizando o PowerApps como ferramenta de gerenciamento de operações em laboratório, a iniciativa ficou em primeiro lugar na etapa regional – de São Paulo – e na nacional da premiação, na qual concorreu com os primeiros colocados de cada estado. O trabalho contou com supervisão de Vinicius Stock, Erika Sagata e Meyriele Pires de Camargo, da Bayer Crop Science. Neste ano, a competição recebeu mais de 160 inscrições.

“Me sinto totalmente feliz e realizado com essa premiação. Primeiro, porque criei os aplicativos sem saber programar em PowerApps. Por meio de videoaulas e conexões com outras pessoas eu aprendi a mexer no site e desenvolver duas ferramentas digitais que contribuíram muito para as operações do time de Plant Health. Segundo, porque desenvolvi um projeto que está alinhado com um dos pilares estratégicos da companhia, a transformação digital, e contribuí para o avanço nessa meta”, diz Lucas Verciane, que ainda recebeu da empresa a congratulação Bayer + valor, reconhecimento  do desempenho superior ao esperado dos seus colaboradores.

Vivência diversificada no ICA
Lucas, que cursa o 10º período de Engenharia Florestal, começou o estágio na Bayer Crop Science em fevereiro de 2021 e acaba de ser efetivado como analista júnior de mercado na empresa. Para conseguir fazer o estágio em Uberlândia, ele conta que cursou as disciplinas práticas antes da pandemia e fez as demais de forma remota. Agora, está concentrado no trabalho de conclusão de curso (TCC).

O estudante destaca a importância da formação que recebeu no ICA para o alinhamento com as demandas do mercado. Lucas foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Florestal por três anos, quando desenvolveu projetos de ensino, pesquisa e extensão. “Essa vivência diversificada me tornou uma pessoa mais flexível e dinâmica e potencializou habilidades como comunicação, trabalho em equipe e liderança”, conta. “Essas características foram fundamentais para o meu ingresso no programa de estágio na Bayer e, principalmente, para o desenvolvimento das atividades no estágio.”

O Instituto Euvaldo Lodi premiou os três melhores projetos das categorias Projetos inovadores e Educação inovadora. Na categoria Empresa inovadora, só uma empresa de cada porte foi contemplada.

Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/estudante-do-ica-recebe-premio-nacional-por-projeto-de-estagio

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801