Institucional
Notícias

Capital carioca recebe 35º Congresso Latino-Americano de Química

Até o dia 18 de novembro, a capital carioca recebe estudantes, especialistas e profissionais do setor do Brasil e de países da América Latina para destacar a importância da Química, da Ciência e da pesquisa para sociedade, indústria e setores relacionados.

Começou, nesta segunda-feira (14), o 35º Congresso Latino-Americano de Química (CLAQ 2022) na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Conselho Federal de Química (CFQ) está presente no evento, que também sedia o 61º Congresso Brasileiro de Química (CBQ 2022). Até o dia 18 de novembro, a capital carioca recebe estudantes, especialistas e profissionais do setor do Brasil e de países da América Latina para destacar a importância da Química, da Ciência e da pesquisa para sociedade, indústria e setores relacionados.

Ambos os congressos são organizados pela Associação Brasileira de Química (ABQ), que, na ocasião, celebrou 100 anos de existência. De acordo com o presidente da ABQ, Jorge Cardoso Messeder, “é uma honra celebrar a Ciência, a tecnologia e nós, enquanto sociedade, em prol da Química. Que esse evento vá além dos conhecimentos acadêmicos, que sejam dias de confraternização intelectual e fraternal”.

Messeder recebeu, durante a abertura oficial do Congresso, a “lâmpada da sabedoria” das mãos do representante da Federação Latino-Americana de Associações Químicas (FLAQ), Harold Barrantes, que compôs a mesa na abertura do evento. Barrantes afirmou que “esse espaço é muito importante para a comunidade”.

O conselheiro federal Newton Battastini afirmou sentir-se “muito honrado” com a tarefa de representar o Sistema CFQ/CRQ’s no Rio de Janeiro. “Na prática, somos responsáveis por suprir as necessidades de 215 milhões de brasileiros que consomem produtos ligados à Química a partir do trabalho dos profissionais do setor. É um privilégio compartilhar esse momento e é sempre uma honra por ocasião dos Congressos, que são por si só um momento muito especial para todos aqueles que fazem da Química um objeto de estudo, paixão e um modo de vida.”

Battastini acrescentou, ainda, a importância do empreendedorismo na Química, que, segundo ele, é uma forma de incentivar especialmente os mais jovens “a trilharem o caminho do conhecimento”. “Sou empreendedor da Química, e um entusiasta entre a Ciência e sua aplicação. Só ela amplifica nossa capacidade de mudar o mundo”, disse.

O presidente do Conselho Regional da Química da 3ª Região (III CRQ – RJ), Rafael Almada, também reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, comentou que o evento servirá para “fortalecer os principais debates relacionados à Química”. Para ele, “grande parte das transformações que vimos na área passam pela discussão dos gestores que ocupam esses espaços e que fazem parte da ABQ.”

Almada acrescentou também que “o CFQ reforça, cada vez mais, essa contribuição de investir nas principais discussões no Brasil na área da Química. O Sistema tem capilaridade e vai muito além de um Conselho, ele pensa no desenvolvimento da Química no país. Quando não investimos na formação, no setor, na inovação, a gente tem retrocessos no desenvolvimento do país.”

Também compuseram a mesa diretora Javier Garcia Martinez, presidente da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC); Florinda dos Santos Cersósimo, presidente do 61º CBQ; H.N. Cheng, ex-presidente imediato da American Chemical Society (ASC); e Elizabeth Magalhães, representante no Brasil da Royal Society of Chemistry.

100 anos de ABQ

Os 100 anos da Associação Brasileira de Química foram celebrados durante a abertura do evento. Celso Caldas Fernandes, que comandou a cerimônia, foi homenageado e disse que “é preciso fazer o trabalho com alegria. Podemos ser bons profissionais e ter carinho com quem trabalha conosco, sempre procurei fazer isso. Não acho que sou merecedor de tanta coisa, gosto de trabalhar na ABQ.”

Celso é responsável pelo setor de eventos da entidade e enfatizou que “muitos que estarão aqui dirão algumas novidades, muitos dirão trechos que servirão de aprendizado para alguns, mas o contato com representantes de 12 países diferentes e mais de 20 unidades da Federação não tem inscrição que pague. Esse é o grande sentido de um evento, a troca de ideias, sugestões e conhecimento.”

Ele finalizou dando um recado para os mais jovens. “Estudem. O estudo não ocupa lugar”, enfatizou.

Os ex-presidentes também receberam o reconhecimento pelo trabalho durante o primeiro centenário da instituição. Os já falecidos foram lembrados pelos presentes, que receberam uma placa em agradecimento pelo tempo na presidência.

Congressos

O 35º Congresso Latino-Americano de Química e o 61º Congresso Brasileiro de Química são realizados entre os dias 14 e 18 de novembro, no Hotel Windsor Florida, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento, 100% presencial, conta com conferências, palestras, debates e minicursos e recebe participantes de todo o Brasil e da América Latina.

Na quarta-feira (16), está prevista a premiação dos vencedores das Olimpíadas Brasileiras de Química.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/capital-carioca-recebe-35o-congresso-latino-americano-de-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801