Institucional
Notícias

Química circular e empreendedorismo marcam conferência de abertura do CLAQ 2022

Uma Química mais sustentável, circular e empreendedora esteve entre os principais tópicos da conferência de abertura do 35º Congresso Latino-Americano de Química (CLAQ 2022), realizado entre os dias 14 e 18 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).

Uma Química mais sustentável, circular e empreendedora esteve entre os principais tópicos da conferência de abertura do 35º Congresso Latino-Americano de Química (CLAQ 2022), realizado entre os dias 14 e 18 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). O evento, que conta com a presença de representantes do Sistema CFQ/CRQ’s, também sedia o 61º Congresso Brasileiro de Química (CBQ), com o objetivo de destacar a importância da Química, da Ciência e da Pesquisa para sociedade, indústria e setores relacionados.

A aula magna foi conduzida pelo presidente da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), Javier García Martínez, e teve como tema “Química circular: como rediseñar nuestra relación com el planeta a escala molecular”. Martínez iniciou sua fala alertando para as mudanças climáticas que vêm ocorrendo no planeta terra nos últimos anos. “Não tivemos um verão normal no Hemisfério Norte, registramos muitos incêndios. Mais de três milhões de hectares foram queimados, além de inundações como nunca vimos. Estamos criando um vocabulário para registrar a magnitude dos fenômenos extremos que estão mudando a sociedade”, lamentou.

Segundo ele, “a América Latina será uma das mais afetadas pelas mudanças climáticas”. Essas mudanças estão sendo discutidas entre líderes mundiais durante a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 27), realizada no Egito entre os dias 6 e 18 de novembro.

Martínez destacou também a importância da economia e da Química circular nesse processo. “É preciso repensar nossa ciência e indústria e, para isso, precisamos falar sobre economia circular. Mas ela não existe sem a Química circular. Há muito o que se fazer, é preciso transformá-la em uma ciência de reutilização. A natureza faz isso muito bem, e fazer isso com a Química não é só um sonho, é possível.”

Ele explicou que a Química circular inclui reutilizar materiais que nunca foram pensados para essa finalidade, como os polímeros. “Alguns materiais são pensados para que não sejam reutilizados, porque é o que está previsto na cadeia molecular. Mas alguns estudiosos desenvolveram técnicas para que eles possam ser reutilizados, uma Química que, a priori, desenha e pensa dessa forma”, adiantou. Ele exemplificou que, em sínteses convencionais, os polímeros não são produzidos de maneira que seus monômeros possam ser reaproveitados posteriormente. Em outras palavras, suas inúmeras ligações não são pensadas para que possam, em condições específicas, serem quebradas, e seus monômeros originais serem reutilizados. Porém, com a Química circular, é possível adicionar pontos de quebra na estrutura de polímeros e, desta forma, reaproveitar os monômeros originais.

Outra descoberta foi a síntese de combustíveis para aviação utilizando alguns componentes do ar e a luz solar. Um estudo publicado na revista britânica Nature mostrou que isso já é uma realidade. “Há uma planta solar em escala pré-comercial. Esse combustível usa apenas água, gás carbônico e luz solar, é algo realmente surpreendente”, enfatizou.

Empreendedorismo

Além de revelar descobertas científicas que envolvem a Química ao redor do mundo, Javier García Martínez citou a importância do empreendedorismo para o setor. Ele destacou que, nos últimos anos, quatro dos seis prêmios Nobel para a área foram entregues para Químicos empreendedores.

“Primeiro, é fundamental que as descobertas saiam das universidades e laboratórios, de forma que todos nós possamos nos beneficiar dos resultados das investigações. Para isso ser possível, é preciso que haja uma troca, que redesenhemos a Química e a inovação de nossos países para que seja possível o empreendimento no setor. É fundamental que todos estejam integrados.”

Ele acrescentou ainda que é preciso mais referências para que o empreendedorismo seja disseminado principalmente entre os mais jovens. “Precisamos de histórias de homens e mulheres que tenham seus empreendimentos e que sejam inspiração para todos para criar uma geração de futuros empreendedores.”

Ainda de acordo com Martínez, é necessário que, além de alcançar a sociedade como um todo, o conhecimento cause uma mudança de vida entre as pessoas. “Estamos falando de novas oportunidades de trabalho, para que esses profissionais sejam protagonistas do próprio futuro. Muitas vezes necessitamos de atrativos para a indústria. Creio que vamos empoderar mais se lhes ensinarmos a serem donos do próprio futuro, não para serem bons empregados, mas para serem bons chefes.”

O presidente da IUPAC finalizou dizendo que é preciso escutar o mercado para ser um bom empreendedor. “Muitas vezes os cientistas estão tão entusiasmados para mostrar tecnologia e novos experimentos que passam a comercializá-los sem escutar o mercado. Meu principal conselho para aqueles jovens que estão pensando em empreender é que conversem com pessoas e clientes sobre suas ideias, produtos, inovações para ver se estão interessantes para serem vendidos, quanto pagariam por eles. Primeiro validar a tecnologia com o mercado.”, orientou.

Congressos

O 35º Congresso Latino-Americano de Química e o 61º Congresso Brasileiro de Química são realizados entre os dias 14 e 18 de novembro no Hotel Windsor Florida, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento, 100% presencial, conta com conferências, palestras, debates, minicursos e recebe participantes de todo o Brasil e da América Latina. Ambos são organizados pela Associação Brasileira de Química (ABQ).

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/quimica-circular-e-empreendedorismo-marcam-conferencia-de-abertura-do-claq-2022/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801