Institucional
Notícias

“É um momento especial para aqueles que fazem da Química ofício, objeto de estudo, paixão ou, mais que isso, modo de vida”

DISCURSO DO CONSELHEIRO FEDERAL NEWTON BATTASTINI NO CLAQ – RIO DE JANEIRO, REPRESENTANDO A PRESIDÊNCIA DO CFQ

Gostaria de cumprimentar os membros da Associação Brasileira de Química e, por extensão, os integrantes da Federação Latino Americana das Associações de Química (FLAQ), bem como os pesquisadores, professores, estudantes, profissionais da Química e o público em geral. Senhoras e senhores, boa noite.

Àqueles que não me conhecem, permitam-me fazer uma breve apresentação: sou Newton Battastini, sou conselheiro federal de Química e integrante da Diretoria do CFQ. Estou aqui representando o Sistema CFQ/CRQs, o que muito me honra, tarefa a qual fui atribuído pelo presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho.

Primeiramente, gostaria de fazer uma explanação sintética aqui para instruir aqueles que, por ventura, não conheçam o Sistema CFQ/CRQs: somos um sistema de conselhos de fiscalização profissional composto pelo Conselho Federal de Química e por 21 Conselhos Regionais de Química. Somos responsáveis por garantir à sociedade produtos e serviços de qualidade e temos registrados mais de 216 mil empresas e profissionais da Química, nas 27 Unidades da Federação. Na prática, somos responsáveis por suprir as necessidades de 215 milhões de brasileiros que consomem esses produtos e serviços.

Para além de todos os números e conceitos, é um privilégio compartilhar desta noite com vocês. Um convite da Associação Brasileira de Química é sempre uma honra para o Sistema CFQ/CRQs e a ocasião do 35º Congresso Latino Americano de Química e 61º Congresso Brasileiro de Química são, por si só, um momento muito especial para todos aqueles que fazem da Química ofício, objeto de estudo, paixão ou, mais que isso, um modo de vida.

Não poderia deixar de cumprimentar aquelas pessoas que tornaram possível esta noite. Na figura do presidente da ABQ, Jorge Cardoso Messeder, eu rendo as minhas homenagens ao trabalho realizado por esse grupo de abnegados que levam adiante os ensinamentos da Química e incentivam profissionais e pesquisadores, especialmente os mais jovens, a trilhar o caminho do conhecimento. 

Pude observar que a programação dos congressos a que teremos acesso ao longo desta semana é rica, densa e instigante. Os simpósios, palestras, seminários, minicursos e conferências que ocorrerão aqui no Rio de Janeiro são uma síntese da variedade de temas que fazem da Química uma ciência onipresente: Química orgânica, inorgânica, Química computacional aplicada, Química medicinal, Química de materiais… A lista é imensa, um cardápio variado da vastidão de soluções que podemos oferecer à humanidade. 

Podemos dizer, sem falsa modéstia, que o Sistema CFQ/CRQs é sócio preferencial das realizações da ABQ e das demais entidades do universo da Química ao longo do tempo. Oferecemos suporte institucional e também aportamos recursos para garantir o sucesso de eventos como o que vemos aqui. Para nosso orgulho, o Conselho Federal de Química figura como Patrocinador Ouro desta edição dos congressos Brasileiro e Latino Americanio. 

E, em uma prova da harmonia de nosso envolvimento enquanto Sistema, o Conselho Regional de Química da 3ª Região, aqui do Rio de Janeiro, também incentiva os eventos desta semana na qualidade de apoiador.

Senhoras e senhores, uma coisa sobre mim que não disse é que, orgulhosamente, sou um empreendedor da Química. Sou empresário e entusiasta dessa comunhão entre a Ciência e sua aplicação que gera riqueza e prosperidade. Só ela amplifica nossa capacidade de transformar o mundo. 

E, se eu puder deixar apenas uma mensagem aos jovens aqui presentes, é que não fechem seus olhos às possibilidades que o empreendedorismo oferece. Acredito que a Academia, a Universidade, não devem estar apartadas da indústria e da produção; acredito também que não faz sentido a indústria fechar os olhos diante da inovação gestada por professores e estudantes nos laboratórios dos cursos de Química pelo país. É preciso integração, intercâmbio e, mais que isso, sinergia.

Para não me alongar demais, sugiro aos jovens e a todos aqueles que têm o desejo ou curiosidade por empreender que se atentem a uma parceria do CFQ com o SEBRAE chamada Profissional da Química Empreendedor. Nesse projeto, é possível gratuitamente se inscrever em cursos de qualificação que unem a Química ao universo do empreendimento. Aos interessados, peço que acessem o site do CFQ ou as redes sociais do conselho, para mais informações.

Por fim, senhoras e senhores: desejo a todos um excelente evento e que façamos desta semana uma homenagem à Química e à sua importância para o Brasil e para a América Latina. 

Uma boa noite!

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/e-um-momento-especial-para-aqueles-que-fazem-da-quimica-oficio-objeto-de-estudo-paixao-ou-mais-que-isso-modo-de-vida/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801