Institucional
Notícias

Nosso trabalho fica mais fácil quando os profissionais têm boa formação e, na OBQ, ficamos com a tranquilidade de que o futuro sorri para nosso país

DISCURSO DO PRESIDENTE JOSÉ DE RIBAMAR NA SOLENIDADE OLIMPÍADAS DA QUÍMICA

Boa noite a todos os presentes. É com muito orgulho que participo nesta noite, mais uma vez, da Solenidade Nacional de Premiação do Programa Nacional Olimpíadas de Química. Quero aqui deixar a minha saudação a todos os estudantes que participaram da disputa e, de maneira ainda mais especial, aos professores: sem o seu engajamento e dedicação, dificilmente teríamos tanto sucesso.

Gostaria de uma vez mais sintetizar o esforço dos professores em prol do Programa Nacional Olimpíadas de Química na figura de um personagem, um mestre que se converteu ao longo do tempo na imagem desse evento que tanto nos orgulha, o nosso amigo Sérgio Melo.  Sempre é tempo de celebrar a sua trajetória e acredito que o ensino de Química no Brasil muito deve a você.

Da parte do Conselho Federal de Química e do Sistema CFQ/CRQs, a nossa gratidão pelo trabalho desempenhado nas Olimpíadas de Química vai além da competição em si. A disputa, já tradicional, promove a nossa Ciência e rende frutos para o Brasil, com resultados positivos tanto dentro do país quanto no Exterior. Mas os frutos desse trabalho não se encerram por aqui. 

Ao despertar o interesse pela Química e apontar estudantes de grande potencial, essa competição sadia em nome do conhecimento nos leva às futuras gerações de profissionais que vão contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade. Para quem não conhece o Sistema CFQ/CRQs, somos o conjunto de Conselhos Profissionais responsáveis por garantir que a população brasileira receba produtos e serviços de qualidade no que diz respeito à Química.

Temos atualmente no Brasil mais de 216 mil profissionais e empresas da área da Química registradas e uma de nossas principais funções é exatamente garantir aos brasileiros que  esses profissionais e empresas contem com pessoas qualificadas para exercer as atividades a que se propõem. 

Desnecessário dizer que nosso trabalho fica muito mais fácil quando os profissionais têm boa formação e, nas Olimpíadas Brasileiras de Química, ficamos todos com a tranquilidade de que o futuro sorri para nosso país quando pensamos nos profissionais da Química.

No que diz respeito ao Conselho Federal de Química, estamos à vontade em dizer que a gestão que dirijo está completamente comprometida com o sucesso e o futuro da Química. Há uma disposição clara de nos aproximarmos dos profissionais da Química, das empresas e, especialmente, dos estudantes. Uma das consequências práticas dessa disposição pode ser vista aqui: somos orgulhosamente apoiadores do Programa Nacional Olimpíadas de Química. A depender da disposição deste presidente, assim seguiremos ao longo do tempo.

E, quanto às Olimpíadas, temos ainda outro motivo de orgulho: o crescimento da participação feminina e os excelentes resultados que elas conquistam. O CFQ se empenha por reconhecer esse destaque patrocinando duas distinções, o Prêmio Mulheres para a Química e o Troféu Blanka Wladislaw, oferecidas às mulheres mais bem classificadas em cada um dos certames.

Como vocês sabem, as iniciativas de comunicação e de relacionamento do Conselho Federal de Química com nossos públicos são várias e, entre elas, temos uma atenção especial voltada aos estudantes e os profissionais mais jovens. Sempre que possível, tentamos diversificar a maneira de promover a Química. 

Nesse sentido, gostaria de dividir com vocês uma iniciativa lúdica que encontramos para enaltecer grandes nomes da nossa Ciência. É a Laureados da Química. Aproveitaremos o frisson dos álbuns de figurinha da Copa do Mundo de Futebol e traremos o nosso próprio álbum: em vez dos jogadores, nossos craques serão todos os laureados com o Prêmio Nobel de Química. Organizados por década, eles formarão os times e permitirão que cada colecionador conheça um pouco mais da História e da importância de cada um desses cientistas para a humanidade.

Além dos agraciados no Nobel, teremos ainda uma página especial, um extra, que aborda os participantes brasileiros na Olimpíada Ibero-Americana de Química, tudo para dar um toque mais pessoal à iniciativa e ampliar o leque de homenageados.

O álbum Laureados da Química será virtual e acessível a todos. Os pacotes com as figurinhas serão disponibilizados nas redes sociais do Conselho Federal de Química. As instruções sobre como entrar na nossa brincadeira estarão nas nossas redes também. Não percam. 

Encaminho minha fala para o final, não sem antes deixar nossos cumprimentos a um grupo de pessoas que desempenha papel decisivo para o sucesso dos estudantes que aqui estão recebendo seus prêmios: pais, mães e responsáveis devotados e que não poupam esforços para preparar os jovens e incentivá-los a fazer o melhor para eles e para o nosso país. Muito obrigado por sua dedicação! Sintam-se homenageados pelas conquistas deles, afinal a História se constrói dia após dia, com perseverança, fé e força de vontade.

Muito obrigado!

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/nosso-trabalho-fica-mais-facil-quando-os-profissionais-tem-boa-formacao-e-na-obq-ficamos-com-a-tranquilidade-de-que-o-futuro-sorri-para-nosso-pais/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801