Institucional
Notícias

Olimpíada de Química premia estudantes de todo Brasil em cerimônia no Rio de Janeiro

Programa Nacional Olimpíada de Química reconheceu esforço de estudantes do ensino fundamental ao ensino superior

"Cada medalha dessa é um obstáculo superado e um trampolim de felicidade, de conseguir dominar a matéria.” A fala emocionada é do aluno de Engenharia Química do Instituto Militar de Engenharia (IME) Bruno Gabriel Motta Rodrigues, quatro vezes medalhista em uma das categorias do Programa Nacional Olimpíadas de Química, que realizou a premiação de estudantes de todo o Brasil nessa quarta-feira (16), no Rio de Janeiro (RJ). A cerimônia ocorreu no contexto do 35º Congresso Latino-Americano de Química (CLAQ 2022).

O CLAQ 2022, realizado entre os dias 14 e 18 de novembro, abrange, ainda, o 61º Congresso Brasileiro de Química (CBQ). O Sistema CFQ/CRQ’s participa do evento com o objetivo de destacar a importância da Química e dos profissionais do setor para sociedade, indústria e áreas relacionadas.

Bruno Gabriel recebeu medalhas em quatro categorias pela IV Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ): Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química. A OBESQ é destinada a alunos de cursos de Química, Tecnologia e áreas afins de instituições públicas e privadas de todo o território nacional.

“Para mim, essas medalhas são muito importantes, é a realização de uma superação. É mais um desafio do que obstáculo, mas eu, como muitos outros que estão também na premiação, tive isso como incentivo. Cada dificuldade que a gente passa na questão, na modalidade, no tipo de método, de cálculo é um desafio a mais para gente”, completou.

Além do ensino superior, o Programa celebrou a vitória de estudantes da XXVII Olimpíada Norte/Nordeste de Química, voltada para escolas de ensino médio e tecnológico das duas regiões. Cerca de 27 mil estudantes se envolveram no processo e 107, entre 244 aprovados, receberam prêmios.

O estudante Nailton Gama de Castro, 17 anos, do Colégio Master, de Fortaleza (CE), foi um dos medalhistas dessa categoria. E ele não parou por aí: também foi medalhista de ouro na Olimpíada Íbero-Americana de Química, realizada no México. “A Química é uma ciência que estuda as transformações, o que me fez me encantar pela disciplina. Eu ficava muito impressionado em ver as pessoas que dominavam essa disciplina e eu tinha vontade de dominar também”, revelou.


Escola pública


Uma das categorias destacou a participação de alunos e alunas de escolas públicas ao redor do país na Olimpíada Brasileira de Química Júnior, destinada a estudantes do ensino fundamental. O medalhista João Vitor Sales Vital, de Recife (PE), afirmou que “foi mais que uma prova, que uma competição. Eu me identifiquei com a Química pela Olimpíada e me achei na Ciência. Essa iniciativa é importante para fomentar a educação, tão desvalorizada no nosso país”.

Ana Clara Alves de Almeida e Ana Rebeca Costa de Oliveira, também de Recife (PE), levaram medalhas para casa e foram lembradas tanto na categoria de escolas públicas quanto na que homenageou as mulheres na Ciência, premiação patrocinada pelo Conselho Federal de Química (CFQ). “Além de ser um grande estímulo mental, é uma porta para muitas oportunidades”, alegou Ana Clara. Já Ana Rebeca considerou “uma grande conquista para nós, que viemos de escola pública. É a conquista de um sonho, de uma porta para a universidade. É muito gratificante”, comemorou.

A cerimônia entregou, ainda, medalhas para estudantes da Olimpíada Brasileira de Química – modalidade A, destinada a alunos do segundo ano do ensino médio ou anterior; modalidade B, para alunos do último ano do ensino médio; e International Chemistry Olympiad, realizada na China.

“A integração que houve aqui é uma reação Química irreversível”, brincou o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho. Ele aproveitou para destacar a participação de professores e coordenadores durante a realização do Programa Nacional Olimpíada de Química.

“A nossa gratidão pelo trabalho desempenhado nas Olimpíadas de Química vai além da competição em si. A disputa, já tradicional, promove a nossa Ciência e rende frutos para o Brasil, com resultados positivos tanto dentro do país quanto no exterior. Mas os frutos desse trabalho não se encerram por aqui. Ao despertar o interesse pela Química e apontar estudantes de grande potencial, essa competição sadia em nome do conhecimento nos leva às futuras gerações de profissionais que vão contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade”, comentou o presidente.

O coordenador nacional do Programa, professor e doutor Sérgio Maia Melo, se emocionou ao falar das lutas e vitórias durante a realização do Programa. “Minha mensagem é de agradecimento a Deus por ter permitido chegar aqui, não foi fácil. Só quero agradecer a todos que ajudaram, aos colegas coordenadores, uma equipe competente que encara dificuldades, que trabalhou de forma voluntária para o crescimento do projeto, que já tem 28 anos e nem a pandemia conseguiu derrubar”, ressaltou.

A premiação registrou, ainda, a presença do presidente do Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ III – RJ) e reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rafael Almada; do vice-presidente da Associação Brasileira de Química, Jean Carlo Catapreta; e do coordenador de Ciências da Natureza da Faculdade FACHA (local de realização da cerimônia), Taciano Vizeu Toffano.


OBQ


O Programa Nacional Olimpíadas de Química foi criado em 1996 e é um projeto educacional promovido pelas pró-reitorias de extensão das Universidades Federais do Ceará e do Piauí, realizado pela Associação Brasileira de Química (ABQ). A ação tem ainda apoio do Conselho Federal de Química (CFQ), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloros e Derivados (ABICLOR), além de universidades federais, institutos federais e universidades estaduais em diversos estados.


Veja aqui fotos e os nomes dos premiados.

https://www.flickr.com/photos/cfquimicabr/

https://obquimica.org/

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/olimpiada-de-quimica-premia-estudantes-de-todo-brasil-em-cerimonia-no-rio-de-janeiro/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801