Institucional
Notícias

CLAQ 2022: Palestrante dá dicas para Profissional da Química publicar em revistas de impacto

É preciso saber transmitir informações muito técnicas de forma que as pessoas entendam, mostrando por que o seu trabalho vale a pena de ser lido, o que traz de novo para uma revista de impacto.

Ter uma pesquisa publicada em uma revista especializada é o sonho de muitos Profissionais da Química. Mas não é uma tarefa fácil, pois são inúmeros os artigos e a probabilidade de rejeição é alta. Mas há alguns caminhos que podem ajudar a chamar a atenção da revista e fazer com que o artigo seja publicado. Quem deu dicas valiosas foi a Química Elizabeth Magalhães, que atua no departamento editorial da Royal Society of Chemistry (RSC), em palestra no Congresso Latino-Americano de Química (CLAQ 2022) na quinta-feira (17).

Em primeiro lugar, Elizabeth explicou que é necessário que o pesquisador entenda que uma das etapas mais importantes ao publicar um artigo é na hora de submetê-lo ao editor da revista pretendida. “Já na submissão, você deve prender a atenção do editor, pois é ele quem fará a primeira avaliação do seu texto. Então, é necessário transmitir a ideia com muita clareza, até porque o editor pode não ser um especialista na área.Se for difícil para ele, imagine para as outras pessoas”, disse.

Segundo Elizabeth, por causa de descuidos como falta de clareza e pouca informação na hora da submissão do artigo a uma revista de impacto, a taxa de rejeição costuma ser alta, chegando a 70%. “É muito importante explicar o valor do seu trabalho já na submissão, mostrando a novidade inserida, comparar com a literatura que já existe, elucidar de uma maneira que seja especial para todos os públicos, não apenas um específico”.

A linguagem também é um fator importante a ser considerado, explicou a palestrante. “É preciso saber transmitir informações muito técnicas de forma que as pessoas entendam, mostrando por que o seu trabalho vale a pena de ser lido, o que traz de novo para uma revista de impacto.”

A novidade, segundo Elizabeth, é o que move a indústria de publicações. “Toda revista quer ser lida. Você submete um bom artigo a essas publicações, o trabalho é aceito e publicado. As pessoas vão ler e vão citar. É um motor que se auto alimenta. É preciso que o editor perceba que o seu trabalho faz parte desse motor. Se você não conseguir transmitir essa ideia, ele não vai se interessar, mesmo que seu trabalho tenha dados inspiradores, só que escondidos no meio de um texto técnico”.

Não há fórmula mágica para submeter um bom artigo, explicou Elizabeth. “O segredo é treinamento, tentativa e erro até acertar como vender o seu próprio peixe, uma tarefa que não é fácil, mas não impossível.”

Ela também recomendou que o profissional se exponha. “Crie um site, perfis nas redes sociais para falar do trabalho que desenvolve e participe de eventos como o CLAQ e outros congressos e seminários para tratar do assunto. Isso com certeza vai ajudar o seu trabalho a ser visto e citado por outros profissionais.”

CLAQ 2022

O 35º Congresso Latino-Americano de Química e o 61º Congresso Brasileiro de Química são realizados entre os dias 14 e 18 de novembro no Hotel Windsor Florida, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento, 100% presencial, conta com conferências, palestras, debates e minicursos e recebe participantes de todo o Brasil e da América Latina.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/claq-2022-palestrante-da-dicas-para-profissional-da-quimica-publicar-em-revistas-de-impacto/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801