Institucional
Notícias

Conselheiro federal destaca importância da Química e empreendedorismo em workshop virtual

O Conselho Federal de Química (CFQ) marcou presença, nessa segunda-feira (5), no primeiro Workshop de Química e Inovação da UESC: “Da Universidade ao Universo das Startups”, realizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (BA).

O conselheiro federal Jonas Comin falou sobre a importância da área, dos profissionais, do empreendedorismo e da necessidade de a academia e a indústria “conversarem” entre si.

O conselheiro começou dando um panorama de quando surgiu o Sistema CFQ/CRQ’s, ainda na década de 1950 – quando foram criados os conselhos. Ele ressaltou que a finalidade da entidade é fiscalizar o exercício da profissão em todo o território nacional. “O objetivo principal do Sistema é assegurar que os produtos e serviços sejam executados e prestados por profissionais responsáveis, para dar mais segurança à sociedade, para que ela receba os serviços nas melhores condições”, frisou.

Mas uma das carências na área da Química, segundo Jonas, é a de um diálogo maior entre a universidade e a indústria. “De um lado, temos excelentes pesquisas na academia. Do outro, a indústria tem diversas demandas que poderiam ser atendidas por essas pesquisas, mas elas ainda não conversam. Se houver uma troca de experiências entre as duas, teremos melhores produtos e serviços”, disse. Uma tentativa de suprir essa lacuna é a iniciativa do CFQ em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Profissional da Química Empreendedor (PQE).

Lançado em março deste ano, o PQE entra em sua segunda jornada e conta agora com seis trilhas de capacitação virtuais, totalmente gratuitas e com verificação de autenticidade, que atingem desde estudantes até Profissionais da Química já consolidados. “O PQE abre portas aos Profissionais da Química para uma educação empreendedora, integrado ao sonho de cada um quando se forma. Saímos da academia cheio de ideias, de novidades, com vontade de contribuir com a sociedade, e essa parceria fomenta isso”, destacou.

De acordo com dados do SEBRAE, 99% das empresas são ou começam como pequenos negócios. “Esse é o segundo maior sonho do brasileiro, ter seu próprio negócio”, comentou Jonas. Os dados mostram também que o país tem a sétima maior taxa de empreendedorismo no mundo e que a pandemia de covid-19 acelerou esse processo por aqui.

“Com essa parceria, queremos aprimorar competências e talentos integrados à construção de projetos de vida. O curso vai dar acesso a ferramentas para credenciar projetos e torná-los mais inovadores e competitivos”, afirmou o conselheiro.

“A ideia que muitas pessoas têm é a de que a Química polui, e é exatamente o contrário. O Profissional da Química é responsável por processos de controle de qualidade, ele evita transtornos e alerta para os perigos em relação a misturas caseiras de saneantes, por exemplo. Além disso, a Química ainda tem um grande potencial de inovação”, pontuou.

Entre as áreas de atuação do Profissional da Química, Jonas elencou, além de controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento técnico; benchmarking; desenvolvimento comercial; vendas técnicas e atendimento ao cliente; planejamento e estudos técnico-econômicos; sistemas de informação, automação industrial e patentes; desenvolvimento de recursos humanos de treinamentos; e alguns mais conhecidos, como na indústria de cosméticos, esmaltes, tintas, perfumaria, têxtil, bebidas, alimentos, plásticos, tratamento de águas e efluentes, transporte de produtos perigosos, ensino profissional e consultoria ambiental.

“Daí a importância de evitar a atuação de aventureiros, de profissionais de outras áreas em atividades que são privativas da Química ou de pessoas que não têm formação. Ter profissionais adequados contribui também para uma maior consolidação de uma consciência ambiental e ecológica, a fim de retirar a visão distorcida que muitos têm de nós. O Profissional da Química contribui para a preservação do meio ambiente”, concluiu.

PQE
O Profissional da Química Empreendedor está com inscrições abertas. A iniciativa é destinada a estudantes e profissionais da área, com muita ou pouca experiência, sejam pesquisadores, professores ou recém-formados. Saiba mais em https://pqe.cfq.org.br/.

O PQE está sem sua segunda jornada e, nessa edição, são seis trilhas de capacitação on-line em três áreas: Planejamento, Inovação e Empreendedorismo. Os interessados aprenderão como se planejar, elaborar planos de negócios e ter ideias criativas para inovar na prática, entre outros.

Trilhas
Confira o que será oferrtado na 2ª Jornada do Profissional da Química Empreendedor:
Planejamento
· Aprenda a planejar as estratégias do seu negócio
· Como elaborar um plano de negócio
· Como validar seu modelo de negócio
Inovação
· Como ter ideias criativas e inovar na prática?
· Propriedade intelectual para Startups
Empreendedorismo
· Transforme sua ideia em modelo de negócio

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/conselheiro-federal-destaca-importancia-da-quimica-e-empreendedorismo-em-workshop-virtual/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801