Institucional
Notícias

Palestra aborda disseminação e combate às fake news na Semana do Aprendizado 2022

O combate à desinformação, as lições aprendidas e os desafios futuros foram o tema da palestra proferida no segundo dia da Semana de Aprendizado, na terça-feira (6).

Leonardo Dalla Rosa, que é jornalista, diretor de Comunicação Digital na in.Pacto Comunicação, mestre em Linguística pela UnB, com pesquisa sobre o uso da linguagem comunicacional para a disseminação de notícias falsas (fake news), apresentou a sua pesquisa “Análise de recursos discursivos e multimodais em propagandas que veiculam fake news: nasce um novo gênero?”, feita entre os anos de 2020 e 2022, durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa traz estudos sobre o discurso midiático, que serviu de base para o surgimento e disseminação de notícias falsas.

O principal objetivo, segundo Dalla Rosa, foi analisar textos que veiculam fake news para verificar que elementos linguísticos-discursivos as constituem. “Com o estudo, foi identificado que a linguagem é utilizada como recurso obrigatório para a disseminação de desinformações, criando um novo gênero discursivo a partir do hibridismo de gêneros com recursos multimodais”.

Ele continuou. “O objetivo das fake news é sempre manipular a opinião, crença e a informação em si para que as pessoas mudem de comportamento ou consumam determinado produto”, afirmou o palestrante.

Dalla Rosa também trouxe exemplos de publicações falsas e chamou a atenção para alguns fatores que auxiliam na identificação de fake news como erros gramaticais, informações exageradas e generalizadas e ausência de fonte oficial. “A linguagem tem papel essencial na difusão de uma desinformação, pois, sem ela, não há interação. Os discursos da fake news geralmente adotam elementos dos gêneros notícia e reportagem, na construção temática, de estilo e composicional, recorrendo à representação de atores sociais para reforçar o caráter jornalístico, com depoimentos e entrevistas”.

A chefe de Comunicação do CFQ, a jornalista Jordana Saldanha, que é especialista em Marketing Digital, com formação executiva em Big Data e Business Intelligence pela FGV, MBA em Gestão de Negócios na Fundação Dom Cabral, listou algumas ações do Conselho em parceria com diversas instituições durante a pandemia da Covid-19. Uma delas foi a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). As duas instituições se uniram na produção de peças e conteúdos no combate à desinformação.

Outra ação citada pela jornalista foi feita em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (ABIPLA) sobre o perigo de mistura de produtos de limpeza, o Mistura Explosiva, um jogo de tabuleiro em tamanho real com dicas e informações sobre os riscos de misturas domésticas. Esse projeto chamou a atenção do Ministério de Ciência e Tecnologia e foi exibido na 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro.

Jordana anunciou que, para 2023, o CFQ criará um hub de combate a desinformação, com a disponibilização de um hotsite para receber as desinformações para que possam ser combatidas, provocar discussões e vários gabinetes de trabalho com espaço de fala em diversos setores onde o CFQ tem expertise.

“A gente tem um papel importante na propagação da informação correta e na desconstrução de informação errada que vem até de órgãos públicos e da imprensa. Temos que ter ciência de que existem verdadeiros exércitos com finalidades escusas e que estão extremamente bem preparados em diversas escalas para desinformar. Temos o poder de replicar e auxiliar a sociedade nessa geração de valores de combater a desinformação enquanto porta-voz da Ciência”..

O conselheiro federal Wagner Contrera destacou que todas as ações do Sistema CFQ/CRQs contribuíram significativamente para elevar a imagem do conselho perante a sociedade. “Foi uma prestação de serviço muito forte à sociedade e esse novo hub dará uma visibilidade maior ainda ao Sistema”.

Semana do Aprendizado

A Semana do Aprendizado é um evento promovido pelo Sistema CFQ/CRQs voltado ao seu público interno e segue até o dia 8 de dezembro. Neste período, é realizada uma série de palestras, treinamentos e workshops focada na qualificação e produtividade de seus profissionais.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/palestra-aborda-disseminacao-e-combate-as-fake-news-na-semana-do-aprendizado-2022/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801