Institucional
Notícias

Palestra detalha passo a passo de convênios e Auxílio Financeiro e Doação do Sistema CFQ/CRQ’s

Como elaborar uma boa proposta para solicitar o Auxílio Financeiro e Doação? Quais os principais conceitos de um convênio? Essa e outras perguntas foram respondidas nessa quarta-feira, (7), durante a Semana do Aprendizado 2022, organizada pelo Conselho Federal de Química (CFQ).

Wanderson de Araújo Fernandes, analista superior da Gerência Financeira (GEFIN) do CFQ, conduziu a palestra “Convênios de auxílio e doação do Sistema CFQ/CRQs”, auxiliado por Diemes Batista da Silva, gerente administrativo e financeiro da entidade.

Wanderson, que é mestre em Ciências Contábeis e possui ampla experiência em Contabilidade, falou sobre os principais pontos na hora de elaborar um plano de trabalho. Segundo ele, a legislação sobre o tema determina três etapas para o convênio: planejamento, execução e prestação de contas. Em sua exposição, Wanderson focou na primeira etapa, o planejamento.

“Entendemos que essa parte é crucial para darmos mais celeridade ao processo. É extremamente importante observar essa etapa para buscar uma melhor qualidade possível, junto com a documentação, para que quando o processo chegar ao CFQ possamos avançar de uma forma mais rápida, chegando à aprovação do convênio.”

Sobre isso, o palestrante dissertou. “Acredito em duas palavras para melhorar o processo: segurança e celeridade. A segurança é necessária em função da realização dos processos desenvolvidos dentro desse fluxo, desde a solicitação até a prestação e contas. Já a celeridade entendemos que é uma forma mais rápida de atender a esses pedidos. Mas temos que ter cautela, porque muitas vezes – e isso pode até soar como antagonismo – uma segurança excessiva pode fazer com que tenhamos uma demora, e isso impede essa celeridade. E essa falta de celeridade pode fazer com que os projetos e o plano de trabalho sejam comprometidos ao longo do tempo”, alertou.

O analista da GEFIN listou os principais tipos de objetos na hora do convênio ou do pedido de auxílio. Entre eles, estão os de obras e infraestrutura, aquisição de bens móveis, projeto de fiscalização, veículos para fiscalização e eventos da Química. Um item destacado por Fernandes foi o da aquisição de sede, já que é preciso observar alguns pontos.

“Aqui há uma preocupação maior porque lidamos com valores mais relevantes. Nesse item, procuramos verificar a documentação, se ela está adequada, se o projeto foi elaborado com as devidas justificativas, a situação atual do imóvel, o que se espera etc. Sugerimos mandar a ata da comissão que fará esse acompanhamento, além da ata de reunião em que foi aprovada a tomada de contas da aquisição do imóvel”, explicou.

Na aquisição de veículos, ele também frisou alguns cuidados. “É necessário observar o momento de envio da proposta, contendo os orçamentos, até o momento de adquirir o item. Pode ser que o processo demore e o preço ser superior ao indicado na proposta. Claro, o objetivo é adquirir o item. Para que isso aconteça, se o termo já foi assinado, pode-se solicitar o ajuste do termo”, garantiu.

“Aconselho também a colocar no projeto, depois de tudo finalizado, a pesquisa de preço mais recente possível, pois já teremos com uma informação mais atualizada”, completou.

Fernandes elencou, ainda, os principais pontos na hora de elaborar a justificativa da proposta ou projeto: interesse recíproco (descrição da realidade); indicação do público-alvo; problema a ser resolvido; resultado esperado; relação entre a proposta e os objetivos e diretrizes; categoria (custeio e/ou investimento); objeto; e capacidade técnica e gerencial. “Quanto mais completo o processo chegar aqui para nós, mais rápido ele terá andamento”, avisou.

Para solicitar o Auxílio Financeiro e Doação, o interessado tem duas formas: por meio de ofício com o projeto anexado e por meio do formulário web (clique aqui para acessá-lo).

A apresentação com o passo a passo será enviada posteriormente a todos(as) os(as) participantes.

Semana do Aprendizado

A Semana do Aprendizado é um evento promovido pelo Sistema CFQ/CRQs voltado ao seu público interno. Neste período, é realizada uma série de palestras, treinamentos e workshops, focada na qualificação e produtividade de seus profissionais.

O gerente-executivo do CFQ, Renato Melo, ressalta que o evento é uma grande oportunidade de agregar o andamento e melhoria dos trabalhos do Sistema CFQ/CRQs.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/palestra-detalha-passo-a-passo-de-convenios-e-auxilio-financeiro-e-doacao-do-sistema-cfq-crqs/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801