Institucional
Notícias

Semana do Aprendizado 2022: Palestra aborda Plano de Cargos, Carreira e Remuneração

“Plano de Cargos, Carreira e Remuneração: Primeiros Passos” foi o tema da palestra apresentada pelo Gerente de Gestão Estratégica de Pessoas do CFQ, Bruno Goytisolo, nesta quarta-feira (7), durante a Semana de Aprendizado.

Bruno, que é graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Finanças e especialista em Relações Públicas, explicou que o PCCR é um instrumento normativo que estabelece as regras gerais para a gestão dos cargos, carreiras e remunerações da organização. “É importante que o PCCR seja estruturado conforme o momento e realidade de cada organização. É um assunto muito técnico e delicado, pois envolve aspectos jurídicos e financeiros, o que exige muito preparo para que essa ferramenta não traga implicações negativas para a gestão”, disse.

O PCCR, explicou o palestrante, deve seguir princípios fundamentais como obediência à legislação vigente; flexibilidade; mobilidade funcional; motivação profissional; e racionalidade administrativa. “O PCCR deve conter critérios de progressão, ter estrutura salarial, análise sobre impacto financeiro, enquadramento funcional, termos de adesão e portaria de implantação.”

A composição de um PCCR, segundo Goytisolo, deve conter as atribuições e responsabilidades, os requisitos dos cargos e os dados da progressão na carreira. As progressões, conforme explicou Bruno, podem ser vertical (por merecimento e desempenho por excelência), ou horizontal (merecimento, avaliação de desempenho e antiguidade). “É importante frisar que a avaliação de desempenho para progredir na carreira observa os comportamentos, habilidades e atitudes esperados; orienta quanto às ações necessárias de treinamento e desenvolvimento; reconhece os talentos mediante progressão funcional; e dá transparência às ações de desenvolvimento e de progressão funcional.”

Bruno fez demonstrações de implantação do PCCR, apresentou um checklist para a sua elaboração, como funciona a progressão salarial, deu exemplos de avaliações e ainda respondeu as dúvidas dos participantes. Ele ainda frisou que não existe um plano de carreira perfeito, mas que, mesmo com os desafios, é importante que seja instituído pela organização.

“Os principais desafios na implantação do PCCR são compreender as características da organização, entender o seu organograma, interagir com a gestão para ter um panorama amplo da instituição e, após implantado, fazer com que o Plano seja seguido à risca, refletindo a realidade organizacional. De qualquer forma, ter um PCCR é importante tanto para o funcionário quanto para a organização, pois o plano dá direcionamento, regramento e possibilita o desenvolvimento na gestão de pessoas”.

Semana do Aprendizado

A Semana do Aprendizado é um evento promovido pelo Sistema CFQ/CRQs voltado ao seu público interno e segue até o dia 8 de dezembro. Neste período, é realizada uma série de palestras, treinamentos e workshops focada na qualificação e produtividade de seus profissionais.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/semana-do-aprendizado-2022-palestra-aborda-plano-de-cargos-carreira-e-remuneracao/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801