Institucional
Notícias

Campus JF é premiado no 34º Encontro Regional de Química

O congresso aconteceu na UFMG, no último final de semana. Dois projetos de ensino do Campus foram apresentados no evento.

Nos dias 10 e 11 de dezembro, o Campus JF participou pela quinta vez do Encontro Regional de Química. O evento aconteceu em Belo Horizonte e tem como objetivo promover uma integração entre a comunidade científica, divulgar as pesquisas na área e oferecer palestras e minicursos  para estudantes de todo o país. A participação no encontro foi promovida pelo Laboratório de Pesquisa em Nanociência (LPEN) do Campus JF. Um dos trabalhos apresentados foi premiado como o melhor poster na área de química. 

Durante o congresso, os alunos do curso de Engenharia Mecatrônica João Victor Firmino e Ingrid Machado apresentaram os projetos de ensino “Uma didática inclusiva: o uso da impressora 3D como ferramenta pedagógica para o Ensino de Química” e “Produção de Ferritas de Cobre a partir da reciclagem de placas de circuito impresso”, nos quais atuam como bolsistas sob coordenação da professora de química Denise Barros. O trabalho sobre o uso da impressora 3D foi eleito, entre mais de 420 trabalhos, como o melhor projeto de ensino na área.  

“Competimos com as melhores universidades do país e ganhamos, isso é um reflexo da capacidade que temos como instituição e que devemos aproveitá-la cada vez mais! Os congressos são essenciais para conhecermos outros alunos, ideias e trabalhos. Para mim, como engenheiro, aprendi que a ciência não se faz sozinho.” comentou o aluno João Victor Firmino. 

O LPEN já participou de 5 edições do evento, em 2011, 2013, 2015, 2018 e agora em 2022. Para a professora Denise, o encontro é um  momento para os alunos aprenderem sobre diferentes áreas da ciência, suas aplicações e potencialidades, além de estabelecerem colaborações com outros pesquisadores.

Fonte: https://www.ifsudestemg.edu.br/noticias/juizdefora/2022/12/campus-jf-e-premiado-no-34o-encontro-regional-de-quimica

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801