Institucional
Notícias

Sociedade Brasileira de Química participa da série “200 anos da Ciência brasileira”

SBPC convidou sociedades científicas afiliadas para falarem sobre as contribuições das diferentes áreas para o País em ano de celebração do Bicentenário da Independência. Conheça a entidade.

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) é uma das entidades que atendeu ao convite da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e participa dos “200 anos da Ciência brasileira: SBPC e Sociedades Afiliadas”, atividade integrante da programação da sua 74ª Reunião Anual.

Fundada em Julho de 1977, a SBQ é a principal sociedade de química do País e tem como objetivo o desenvolvimento e consolidação da comunidade química brasileira, a divulgação da Química e de suas importantes relações, aplicações e consequências para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Em vídeo gravado para a atividade, Shirley Nakagaki, presidente da entidade, conta fatos mais marcantes da Química no Brasil nos últimos 200 anos, como, por exemplo, que o primeiro o laboratório químico prático foi fundado 1812 na cidade do Rio de Janeiro. Segundo ela, o laboratório funcionava no tratamento e na análise de produtos de origem vegetal, dentre eles, o corante do Pau Brasil. Ela cita também que em 1824 foi criado o laboratório químico do Museu Imperial e Nacional, que teve “suma importância no desenvolvimento de análises de combustíveis naturais, das primeiras experiências toxicológicas do País, da análise e reclassificação de minerais, além de pesquisas fitoquímicas com espécies da flora brasileira.”

Ela também fala sobre como a química se transformou em uma das ciências mais importantes para a evolução da humanidade.

Veja o vídeo no canal da SBPC no Youtube na íntegra e os demais que compõem a série.

Jornal da Ciência

Fonte: https://portalamazonia.com/noticias/educacao/poderes-de-super-herois-sao-associados-ao-ensino-de-quimica-em-escola-no-amazonas

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801