Institucional
Notícias

SIG investe em nova tecnologia de reciclagem para aumentar o valor de embalagens cartonadas assépticas

A SIG anunciou nesta terça-feira (13/12) um investimento de 10 milhões de reais em tecnologia inovadora de reciclagem.

Ao expandir a gama de aplicações para materiais reciclados de embalagens cartonadas assépticas usadas, a SIG espera aumentar seu valor em mais de 50%.

“Estamos entusiasmados em trazer para o Brasil uma nova tecnologia que permitirá a separação das camadas de alumínio e polietileno das embalagens cartonadas, ampliando o mercado desses materiais e gerando mais valor a partir dos resíduos separados”, afirma Ricardo Rodriguez, Presidente e Gerente Geral da SIG Américas. “Este projeto é o mais recente de uma série de colaborações inovadoras lideradas pela SIG para aumentar as taxas de coleta e reciclagem de embalagens cartonadas assépticas usadas e aumentar a cadeia de reciclagem de maneira sustentável e ética.”

O papel cartão renovável que compõe cerca de 75% das embalagens cartonadas assépticas, em média, pode ser separado para reciclagem em fábricas de papel por meio da infraestrutura de reciclagem existente no Brasil. A mistura de polietileno e alumínio (polialumínio ou PolyAl) que sobra desse processo pode ser reciclada em um material sólido para fins como telhados, paletes e móveis.

A planta de reciclagem da SIG usará uma tecnologia inovadora que permite separar o polietileno do alumínio para criar um mercado mais amplo e uma demanda por esses materiais reciclados.

Desenvolvida ao longo de cinco anos com a parceira do projeto, a ECS Consulting, a nova tecnologia já passou por um projeto piloto que comprovou a eficácia do processo de reciclagem química.

A nova planta de reciclagem será construída no estado do Paraná. A previsão é que comece a operar em 2024 com capacidade inicial de produção de 200 toneladas por mês. Juntamente com parceiros do setor, a SIG também investiu em uma fábrica na Alemanha para separar polímeros e alumínio, que entrou em produção em 2021.

“Na SIG, estamos comprometidos em usar os materiais de nossas embalagens de forma sustentável. Já somos o primeiro produtor de embalagens cartonadas assépticas a adquirir 100% de papel cartão certificado FSCTM e a usar alumínio certificado ASI”, afirma Isabela De Marchi, Gerente de Sustentabilidade da SIG América do Sul. “Também estamos determinados a promover uma cadeia de reciclagem ética que promova a coleta e a reciclagem de nossas embalagens após o uso de uma forma que beneficie as comunidades, os trabalhadores e o meio ambiente. A nova planta de reciclagem no Paraná nos leva um passo adiante nessa jornada, maximizando o valor econômico e ambiental retido dos materiais recuperados das embalagens cartonadas assépticas.”

Fonte: https://embalagemmarca.com.br/2022/12/sig-investe-em-nova-tecnologia-de-reciclagem-para-aumentar-o-valor-de-embalagens-cartonadas-assepticas/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801