Institucional
Notícias

CFQ firma novas parcerias na área da Química

Novas parcerias à vista em prol de uma Química mais segura.

Representantes do Comitê de Governança de Orientação e Fiscalização Profissional (CGFISC), juntamente com membros da equipe de Gestão do Conselho Federal de Química (CFQ), se reuniram, dia 13 de dezembro, com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (ABIPLA) e Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), para debaterem o alinhamento técnico e regulatório de temas relacionados à produção industrial e tendências de futuro da indústria de cosméticos – parceria similar à realizada com o setor de saneantes.

A reunião buscou aproximar o CFQ com os setores e convergir agendas de interesse dos Profissionais da Química no combate à pirataria na área de cosméticos, conscientizar sobre a importância de adquirir produtos de procedência segura e contra a “quimiofobia”, que é o preconceito ou aversão a determinados ingredientes químicos sem base científica.

O gerente de Relações Institucionais da ABIPLA, Anselmo Takaki, explicou que a quimiofobia induz o consumidor a um produto que, em tese, é “livre de Química”, alegando ser sustentável, mas não é.

O coordenador do CGFISC, Rodrigo Alan, destacou a importância da desmistificação da Química como algo prejudicial à sociedade. “A sociedade atual só é possível graças à produção e utilização de substâncias Químicas, saneantes, cosméticas, de higiene, que são desenvolvidas e produzidas por Profissionais da Química”, afirmou.

Dentre os presentes na reunião, estavam o presidente da ABIHPEC, João Carlos Basílio; a diretora de Gestão da Associação, Carla Brandão; a diretora de Assuntos Regulatórios, Ariadne Morais; a presidente da ABIPLA, Juliana Marra; o gerente de Relações Institucionais, Anselmo Takaki; os Conselheiros Federais do CFQ Ubiracir Lima, Jonas Comin, Rodrigo Moura, Franksteffen Silva, Wilson Botter e a chefe de gabinete do CFQ, Fabiana Gadelha; além do presidente do CRQ-II (MG), Wagner Pederzoli.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-firma-novas-parcerias-na-area-da-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801