Institucional
Notícias

CFQ e ABIPLA realizam ação contra misturas caseiras de produtos de limpeza e informalidade no setor

No dia 13 de dezembro, o Conselho Federal de Química (CFQ) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) receberam profissionais de imprensa, comunicadores e representantes de entidades ligadas ao setor para alertar sobre um tema aparentemente inofensivo, mas que são um risco à saúde pública, podendo causar intoxicações e queimaduras, além de danificar superfícies e ambientes: as misturas caseiras de limpeza e o uso de produtos clandestinos ou informais.

O workshop Limpando Conceitos, Clareando Ideias ocorreu na sede do CRQ IV, em São Paulo (SP).

Jonas Comin, conselheiro federal do CFQ, ressaltou que, apesar do alerta sobre o cuidado com a manipulação dos produtos, a Química tem de ser entendida como um aliado da saúde pública e da sociedade, já que ela é quase onipresente no dia a dia das pessoas, sendo essencial, por exemplo, em processos de saneamento básico, desinfecção de ambientes e superfícies ou tratamento de tecidos. “Praticamente tudo que temos à nossa volta é fruto de processos químicos”, disse.

A presidente da ABIPLA, Juliana Marra, reforçou a necessidade de os consumidores se atentarem aos rótulos dos saneantes e só realizarem diluições e aplicações de acordo com as proporções especificadas pelos fabricantes. Ela condenou, também, a comercialização de produtos clandestinos – como os vendidos de porta em porta, sem embalagens específicas ou rótulos adequados. “Os produtos de limpeza informais criam uma falsa sensação de economia, mas nós não sabemos a composição deles e nem se há um profissional capacitado para realizar sua manipulação. Com isso, aumenta-se o risco de termos um produto ineficaz e que cause intoxicações ou queimaduras, principalmente, em crianças, já que muitas dessas embalagens reutilizadas lembram refrigerantes e podem induzir a criança a beber”, afirmou.

Segundo ela, o mercado informal de produtos de limpeza, para uso doméstico, representa 22% de todo o setor de saneantes no Brasil e, para uso profissional, esse índice é de 18%. “São mais de R$ 7 bilhões, se considerados apenas os percentuais de informalidade no setor doméstico, o que acaba acarretando, também, prejuízos quanto à arrecadação de tributos aos estados, além dos danos potenciais, já mencionados, à saúde humana, de pets e às superfícies”, complementou.

Os participantes lembraram que todo saneante, vendido no Brasil, deve, obrigatoriamente, ter, em seu rótulo, o número de registro ou notificação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que atesta que o produto é seguro para uso e eficaz ao fim a que se propõe. “Os saneantes regularizados passam por uma série de testes de concentração, estabilidade e eficácia, realizados por profissionais da química, antes de serem submetidos à aprovação da ANVISA”, afirmou o conselheiro do CFQ Ubiracir Fernandes Lima Filho, lembrando que a manipulação de produtos químicos é uma atividade exclusiva dos profissionais da área e fiscalizada pelo CFQ, o que implica que pessoas ou empresas que manipulem ou divulguem misturas caseiras de produtos de limpeza, e que não tenham formação para isso, estão invadindo a competência de uma atividade regulamentada.

Jogo Mistura Explosiva
Para melhor reforçar os conceitos e alertas sobre os principais riscos e perigos do manuseio de produtos químicos, em desacordo com as instruções contidas nos rótulos, o evento apresentou o game “Mistura Explosiva”, um jogo de tabuleiro em que os participantes recebem, no decorrer da partida, informações sobre riscos de misturar produtos de limpeza por conta própria.

De forma lúdica, ele explica a importância de se utilizar apenas saneantes aprovados pela ANVISA, a necessidade de se atentar aos rótulos e como a mistura de produtos aparentemente inofensivos pode dar origem a gases com capacidade tóxica – em um dos exemplos do jogo, o participante é penalizado por criar clorofórmio gasoso a partir da mistura de álcool e água sanitária, dois itens comuns e seguros na limpeza doméstica, mas que não devem ser misturados inadvertidamente.

Guia de Produtos de Limpeza
No intuito de informar sobre a utilização de produtos saneantes, a ABIPLA disponibiliza, ainda, o Guia de Produtos de Limpeza, uma publicação gratuita que tem o objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre os diferentes tipos de saneantes, suas indicações e cuidados no uso para ambientes domésticos e profissionais.

Crescimento do setor e perspectivas para 2023
No evento, o diretor-executivo da ABIPLA, Paulo Engler, também apresentou dados de crescimento do setor de saneantes nos últimos anos e as perspectivas para 2023. “Nós atingimos nosso pico histórico de produção em 2019 e mantivemos o nível em 2020 e 2021. Devemos fechar 2022 com resultado positivo e crescer cerca de 2% em 2023, com a retomada do fluxo de lançamentos do setor”, disse.

Para 2023, o mesmo índice de expansão é esperado, assim como há previsão de mais lançamentos, por parte da indústria de saneantes.

Parceria ABIPLA-CFQ
As duas entidades têm firmado um termo de parceria para atuação conjunta em defesa da saúde pública, que inclui iniciativas para a elaboração de estudos, pesquisas, material de orientação e cursos para profissionais do setor, consumidores e formadores de opinião.

Além disso, tem sido realizado um amplo trabalho de valorização do Profissional da área da Química, como responsável técnico em toda a cadeia produtiva de produtos de limpeza e saneantes e ações junto ao sistema de vigilância sanitária (federal, estadual e municipal) para intensificação das ações de fiscalização e combate aos produtos clandestinos e irregulares.

Veja fotos do evento aqui.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-e-abipla-realizam-acao-contra-misturas-caseiras-de-produtos-de-limpeza-e-informalidade-no-setor/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801