Institucional
Notícias

Premiação do Conselho Federal de Química (CFQ)

Confira o edital.

O Conselho Federal de Química (CFQ) torna público o presente Edital e convida os profissionais e empresas da área da Química, devidamente regularizados perante o Conselho Regional de Química (CRQ) de sua jurisdição, a participarem do Prêmio Talentos CFQ nos termos aqui estabelecidos. Na oportunidade serão premiados profissionais de Química em 04 (quatro) categorias e 01 (uma) empresa, com ênfase em Qualidade na área da Química, sendo selecionado 01 (um) vencedor para cada categoria profissional e 01 (uma) empresa, em âmbito nacional.

A solenidade de premiação será realizada no mês de junho de 2023, em local a ser definido pelo Comitê de Governança de Premiação e Eventos do CFQ.

1 - OBJETIVO

O presente Edital tem por objeto selecionar profissionais em 04 (quatro) categorias (Engenharia Química, Química Industrial ou Tecnólogo, Bacharel em Química/Licenciatura em Química e Técnico em Química) e 01 (uma) empresa da área da Química que desenvolvam trabalhos/atividades em "Qualidade na área da Química" para concorrerem ao Prêmio Talentos CFQ.

Os candidatos devem observar as condições específicas estabelecidas neste Edital, que determinam os requisitos para inscrição, critérios de julgamento, cronograma, premiação e demais informações necessárias.

2 - INSCRIÇÃO

A inscrição deverá ser realizada durante o período de 06/02/2023 até as 23h59min (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos - horário de Brasília/DF) do dia 14/04/2023, através de ficha de inscrição, disponível no sítio eletrônico do CFQ.

O deferimento do pedido de inscrição está condicionado à apresentação de todos os documentos abaixo relacionados, que deverão ser organizados seguindo a ordem deste Edital, em arquivo único, formato PDF, numerados em sequência, e enviados para o e-mail premiocfq@cfq.org.br, assunto: Prêmio Talentos CFQ - nome do candidato.

I - DO PROFISSIONAL

a) Ficha de inscrição preenchida em arquivo único e formato PDF (ANEXO A);

b) O candidato deverá enviar anexo à Ficha de Inscrição (ANEXO A), Cédula de Identidade Profissional, declaração de quitação e regularidade perante o Conselho Regional de Química (CRQ) de sua jurisdição em conformidade com a categoria profissional em que irá concorrer (Engenharia Química, Química Industrial ou Tecnólogo, Bacharel em Química/Licenciatura em Química e Técnico em Química);

c) O candidato deverá anexar Curriculum Vitae atualizado, limitado em 02 (duas) páginas, com documentação comprobatória;

d) Cópia comprobatória dos trabalhos/atividades desenvolvidas e/ou experiência comprovada em Qualidade na área da Química;

e) O arquivo contendo a descrição da atuação em Qualidade na área da Química deverá ser gerado em formato PDF com fonte Arial e tamanho 12 pontos, limitando-se a um 1 Mb (um megabyte);

f) A não apresentação de alguma informação e/ou documento solicitado na ficha de inscrição acarretará na desclassificação do candidato.

II - DA EMPRESA

a) Ficha de inscrição preenchida em arquivo único e formato PDF (ANEXO B);

b) A empresa candidata deverá enviar anexo à Ficha de Inscrição (ANEXO B), declaração de quitação e regularidade perante o CRQ de sua jurisdição, com a Anotação de Função Técnica/Anotação de Responsabilidade Técnica (AFT/ART);

c) A empresa candidata deverá enviar anexo a Ficha de Inscrição (ANEXO B) descrição resumida de seus trabalhos/atividades em Qualidade na área da Química, no máximo 02 (duas) páginas, com documentação comprobatória;

d) O arquivo contendo a descrição da atuação em Qualidade na área da Química deverá ser gerado em formato PDF com fonte Arial e tamanho 12 pontos, limitando-se a um 1 Mb (um megabyte);

e) A não apresentação de alguma informação e/ou documento solicitado na ficha de inscrição acarretará na desclassificação da empresa candidata.

3 - ENVIO DAS INSCRIÇÕES

3.1 Os arquivos contendo a documentação exigida neste Edital deverão ser encaminhados ao CFQ exclusivamente via e-mail premiocfq@cfq.org.br no período indicado no Item 2 deste Edital.

3.2 Após o envio, o candidato receberá um recibo eletrônico de comprovante de inscrição.

3.3 Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio ou fora do período previsto neste Edital. O CFQ não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos.

3.4 Somente será aceita uma inscrição por candidato. Na hipótese de envio de uma segunda inscrição pelo mesmo candidato, esta será considerada substituta da anterior, sendo levada em conta para análise apenas a última.

3.5 As inscrições de trabalhos idênticos ou semelhantes encaminhados por candidatos distintos serão desclassificadas.

3.6 Ficam impedidos de participarem desta premiação os Presidentes, Conselheiros, funcionários e prestadores de serviços do Sistema CFQ/CRQs.

3.7 É vedado a qualquer membro do comitê julgar candidatos, com parentescos em linha reta ou colateral até o terceiro grau.

4 - COMITÊ JULGADOR

4.1 O Comitê Julgador fará a análise, julgamento e classificação dos trabalhos/atividades e das documentações apresentados em atendimento às disposições estabelecidas no item 5. CRITÉRIOS DE JULGAMENTO deste Edital.

4.2 Após análise do Comitê Julgador, o resultado será submetido à apreciação do Comitê de Governança de Premiação e Eventos do CFQ, que emitirá a decisão final sobre a classificação dos premiados, observado o estabelecido neste Edital.

5 - CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

5.1 Os candidatos inscritos serão classificados pelo Comitê Julgador do CFQ de acordo com os seguintes critérios de julgamento:



ITEM

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

PESO

NOTA

A

Relevância dos trabalhos/atividades desenvolvidas em Qualidade na área da Química e sua adesão aos termos deste Edital.

3

0 a 10

B

Impacto Socioeconômico para o desenvolvimento da Química.

2

0 a 10

C

Criatividade e originalidade na área da Química

2

0 a 10

D

Atendimento às regulamentações técnicas e legais com relação a Qualidade na área da Química.

2

0 a 10

E

Abrangência do trabalho/atividade desenvolvida (local, regional, nacional e internacional) em Qualidade na área da Química.

1

0 a 10

5.2 A pontuação final de cada profissional ou empresa será aferida pela média ponderada das notas atribuídas para cada item da tabela acima. Em caso de empate será utilizado o critério de maior nota no item A. Ocorrendo novo empate será utilizado o critério de maior nota no item C.

5.3 O resultado da avaliação (pontuação) do Comitê Julgador do CFQ, dentro dos critérios estabelecidos neste Edital, será registrado em Planilha Eletrônica, contendo a relação dos candidatos indicados à premiação, com as respectivas notas finais, devidamente assinada pelos membros do Comitê Julgador do CFQ.

6 - CRONOGRAMA



DESCRIÇÃO

DATAS/PERÍODO

Publicação do Edital

09/01/2023

Prazo de Impugnação

25/01/2023 a 27/01/2023

Período de Inscrição

06/02/2023 a 14/04/2023

Nomeação do Comitê Julgador

Até 14/04/2023

Seleção dos Inscritos

17/04/2023 a 24/04/2023

Divulgação dos Candidatos aptos à Premiação

25/04/2023

Recursos aos Resultados dos Candidatos

26/04/2023 a 28/04/2023

Julgamento dos Recursos

02/05/2023 a 05/05/2023

Divulgação do Resultado Final da Premiação

15/05/2023

Solenidade de Premiação

21/06/2023

7 - PREMIAÇÃO

7.1 Serão premiados 01 (um) candidato para cada categoria profissional (Engenheiro Químico, Químico Industrial/Tecnólogo, Bacharel em Química/Licenciado em Química, Técnico em Química) e 01 (uma) empresa que desenvolveram trabalhos/atividades em Qualidade na área da Química, totalizando 05 (cinco) premiações em âmbito nacional, seguindo os critérios deste Edital.

7.2 Os(as) premiados (as) receberão como prêmio a participação (inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação, nos termos da Resolução Normativa RN n o . 276/2018) em 01 (um) evento científico nacional na área da Química escolhido pelo mesmo, Troféu de reconhecimento ("Prêmio Talentos CFQ") e Certificado de Honra ao Mérito.

7.3 A critério do Comitê de Governança de Premiação e Eventos, haverá menção honrosa para os candidatos inscritos classificados e não premiados que tenham sido considerados destaques pelo Comitê Julgador do CFQ.

7.4 Os premiados serão agraciados em cerimônia que ocorrerá no mês de junho de 2023 em local a ser definido, tendo suas despesas custeadas pelo CFQ.

8 - DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 Os esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste Edital poderão ser obtidos via endereço eletrônico premiocfq@cfq.org.br ou pelo telefone (61) 2099-3300, de segunda à sexta-feira, no horário de 9h (nove horas) às 17h (dezessete horas).

8.2 Os casos omissos serão resolvidos pelo Comitê de Governança de Premiação e Eventos do CFQ.

SILVANA CARVALHO DE SOUZA CALADO

COORDENADORA COMITÊ DE GOVERNANÇA PREMIAÇÕES E EVENTOS CFQ

JOSÉ DE RIBAMAR OLIVEIRA FILHO

PRESIDENTE DO CONSELHO

ANEXO A - FICHA DE INSCRIÇÃO DO PROFISSIONAL

I - Nome:

II - Registro no CRQ n o .:

III - Data de nascimento:

IV - RG:

V - CPF:

VI - Nacionalidade:

VII - Formação acadêmica:

VIII - Instituição de ensino em que foi graduado:

IX - Data de graduação:

X - Está atuando (responder no espaço, sim ou não):

Autônomo:_____; Prestador de serviço: _____; Empregado: ______

XI - Se empregado:

Nome da empresa:

CNPJ da empresa:

XII - Endereço residencial e/ou comercial:

XIII - Celular:

XIV - E-mail:

ANEXO B - FICHA DE INSCRIÇÃO DA EMPRESA

I - Nome da empresa:

II - CNPJ:

III - Endereço comercial:

IV - Fone: Comercial.....................Celular: .........................; E-mail:.................

V - Site da empresa:

VI - Objeto Social:

VII - Responsável pela empresa:

VIII - Registro no CRQ n o .:

IX - Responsável Técnico junto ao CRQ:



Acesse a página do Diário Oficial e veja o edital completo:

https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-de-premiacao-do-conselho-federal-de-quimica-cfq-457008454


Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801