Institucional
Notícias

Retrospectiva 2022: CFQ realiza eventos e engaja público interno e externo

Após dois anos de incertezas lançadas pela pandemia de Covid-19, o Conselho Federal de Química (CFQ) enfim voltou às atividades presenciais. Aos poucos, o Sistema CFQ/CRQs retomou importantes agendas para se aproximar dos Poderes, como Executivo e Legislativo, dos Profissionais da Química, instituições de ensino, imprensa, indústrias, setores produtivos e, claro, da sociedade.

Ao longo de 2022, o Sistema realizou diversos eventos presenciais, sem deixar de lado os virtuais, na intenção de integrar cada vez mais pessoas em diversas partes do Brasil.

Agenda Legislativa
Em janeiro do ano passado, o CFQ começou a construir a Agenda Legislativa, com o objetivo de determinar um posicionamento de todo o Sistema sobre os principais projetos que tramitam no Congresso Nacional relativos à Química, aos profissionais da área e aos conselhos profissionais. Em maio, foi realizado o lançamento oficial da Agenda, com entrega de honrarias aos parlamentares afins à Química.

Entre as pautas de destaque no documento, estavam as atribuições e o papel do Profissional da Química dentro das áreas de conhecimento e desenvolvimento do país; a importância dos incentivos fiscais da Indústria Química; o regime especial da Indústria Química e a importância desse regime para gerar uma indústria nacional competitiva com a indústria internacional; e a importância dos conselhos na proteção da sociedade.

Servidores do CFQ
Nosso time cresceu! Foram 33 novos profissionais que chegaram para somar às ações do CFQ em 2022. Em janeiro, 22 colaboradores foram recepcionados na sede do Conselho, em Brasília (DF), e participaram de dinâmicas de integração com os atuais servidores. Durante o ano, mais 11 foram chamados para integrar o quadro.

Semana do Profissional da Química e Prêmio Talentos CFQ
Em junho, foi a vez da Semana do Profissional da Química. Entre os dias 20 e 24, o Sistema celebrou uma das datas mais significativas, a celebração da Lei nº 2.800 (Lei Mater dos Químicos), que completou 66 anos. A semana especial contou com painéis digitais com especialistas de cada segmento, que falaram sobre áreas atuais e com repercussão nacional e internacional.

“Propriedade Intelectual”, “Insumos Farmacêuticos”, “Fertilizantes” e “Resíduos Sólidos” estavam entre os temas de destaque das discussões. A Semana do Profissional da Química ainda foi palco para outro importante momento: a cerimônia de entrega do Prêmio Talentos CFQ, que homenageou empresas e profissionais inovadores e sustentáveis.

Prêmio Melhores Práticas Aplicáveis aos Conselhos Profissionais
O Sistema CFQ/CRQs foi o grande vencedor da 6ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, levando três dos dez troféus do Prêmio Melhores Práticas Aplicáveis aos Conselhos Profissionais. Dois prêmios foram a partir de histórias de sucesso do CFQ e o outro reconheceu ações do CRQ da 4ª Região (CRQ IV – SP). Os prêmios do CFQ vieram nas categorias “Prêmio Cooperação Institucional” e “Prêmio Melhor Ação Social”. O CRQ paulista, por sua vez, foi reconhecido com o “Prêmio Inovação na Fiscalização (atividade finalística)”.

“Quando nossa gestão teve início, nos comprometemos com a profissionalização do CFQ e a integração do federal com o conjunto do Sistema. A partir disso, comemoramos os prêmios como a consolidação daquilo que já percebíamos: fazemos um trabalho diferenciado e cujos frutos estão sendo colhidos pela sociedade e pelos profissionais da Química”, afirmou o presidente José de Ribamar Oliveira Filho na ocasião.

Encontros de Fiscalização e dos Procuradores e Advogados
Em novembro, o Sistema CFQ/CRQs realizou a 4ª edição do Encontro Nacional de Fiscalização, evento que reuniu agentes fiscais, presidentes e servidores de conselhos regionais de Química de todo o Brasil, além de conselheiros federais e servidores do CFQ. O encontro foi presencial e discutiu práticas cotidianas da fiscalização e apresentou o que há de novo em termos de legislação e tecnologia nesse setor.

Outro evento importante foi realizado na sede do CFQ nessa época: o 3º Encontro Nacional dos Procuradores e Advogados do Sistema CFQ/CRQs, que recebeu, entre outros, o juiz titular da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do DF, João Carlos Mayer Soares. Ele falou sobre “Registro nos Conselhos Profissionais e o executivo fiscal, Questões controvertidas” e traçou o perfil constitucional da legislação afeta aos Conselhos de Fiscalização Profissional, seu papel institucional, a natureza jurídica, e discutiu, por meio de decisões judiciais dos Tribunais Superiores, desafios no que tange ao registro profissional e os termos de execução fiscal.

Semana do Aprendizado
A Semana do Aprendizado é um evento promovido pelo Sistema CFQ/CRQs voltado para o público interno. Durante uma semana, foi realizada uma série de palestras, treinamentos e workshops focada na qualificação e produtividade de seus profissionais. Em dezembro de 2022, as discussões tiveram como foco transparência e prestação de contas; dispensa de licitação e pesquisa de preço; combate às fake news; convênios e auxílio financeiro; doação do Sistema CFQ/CRQs; plano de cargos, carreira e remuneração; e Lei Geral de Proteção de Dados.

QuimTec
Em 2022, o CFQ promoveu três das cinco edições do QuimTec, uma iniciativa da entidade que visa auxiliar profissionais técnicos da área da Química na gestão de seus negócios e carreiras. No início do ano passado, o tema foi saneamento básico, que teve como ponto de partida o Marco Legal do Saneamento.

Em agosto, a discussão foi em torno da atuação da Química no tratamento da água. E na última e quinta edição do QuimTec, em dezembro, o assunto foi petróleo e gás. Todas as palestras foram realizadas virtualmente e atraíram diversos Profissionais da Química, de todo o Brasil, para discutir temas de interesse do setor.

Datas comemorativas
Ao longo de 2022, foram realizados eventos que valorizaram a figura por trás dos servidores e servidoras do Sistema CFQ/CRQs. Em maio, as mães da entidade receberam as devidas homenagens, com a participação especial das crianças e um vídeo produzido pela equipe do CFQ. Em agosto, foi a vez dos homens levarem seus filhos ao local de trabalho e serem homenageados pelo dia. E não para por aí: no Dia das Crianças, servidores levaram um pouco de alegria para 60 crianças da Creche Alecrim, na Cidade Estrutural.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/retrospectiva-2022-cfq-realiza-eventos-e-engaja-publico-interno-e-externo/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801