Institucional
Notícias

CRQ III reforça importância do Profissional da Química e do uso correto de produtos para evitar riscos à saúde

A primeira semana de janeiro de 2023 foi marcada pela proibição, por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de uma pomada modeladora para cabelo que causou lesões na córnea de consumidores – no total, foram registrados quase 200 casos. Após os episódios, o Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ III – RJ) lançou uma cartilha com orientações à população sobre o uso de produtos cosméticos que podem causar algum tipo de reação e até problemas graves de saúde.

O presidente do CRQ III, Rafael Almada, alertou que, antes de adquirir qualquer produto, é importante observar alguns pontos. “Existem alguns critérios importantes que precisamos identificar em todos os produtos químicos. Primeiro, o produto de uso para a saúde, para o corpo, tem que ter a liberação da Anvisa. A empresa tem que ter liberação da venda e comercialização, além de ser regularmente constituída. Ela tem que estar devidamente registrada em um órgão de fiscalização, como o Conselho de Química. Assim como você faz quando há uma obra, em que você precisa de um engenheiro civil para dar uma resposta técnica, é preciso ter um Químico responsável, um Profissional da Química responsável.”

Ele afirmou que o que causou as reações nos consumidores da pomada para cabelo, gerando problemas de saúde, foi que “algum desses pontos não foi atendido”. “Será que existia um profissional técnico devidamente registrado e responsável pela produção? Será que a indústria estava devidamente registrada perante os órgãos de fiscalização?”, questionou Almada.

Rafael lamentou que muitas pessoas ainda tenham uma visão distorcida da Química, e que a função do Sistema CFQ/CRQ’s é desmistificar esse conceito. “É o uso incorreto da palavra Química. Quando bem utilizada, quando o profissional é responsável ou uma empresa é séria, faz controle de qualidade em todo produto, essa Química ela faz bem para o uso ao qual aquele produto se destina. Então, na verdade, o limite entre o causar bem e o causar mal está relacionado a quem produziu, o controle de qualidade e a concentração desse produto.”

O presidente do CRQ III reforçou a importância de ler a bula e as orientações dos produtos. “Qualquer produto químico, qualquer medicamento, ele deve ser utilizado conforme orientação do fabricante. E quando a gente fala de medicamento, ainda tem o profissional da Medicina que vai te indicar como você vai usar aquele produto, além das soluções que tem na bula. Uma coisa é um produto químico, seja ele um simples sabão que você vai usar para lavar a louça ou um detergente líquido que você usa pra lavar a louça. Naquele detergente, há instruções para você usar de forma correta até para não gerar excesso da utilização do produto e causar maior contato com a pele”, explicou.

Sobre a cartilha lançada pelo CRQ III, Almada esclareceu. “Ela tenta, de forma simples e didática para qualquer pessoa, explicar condições mínimas que a gente precisa ter quando falamos da segurança química. A cartilha foi desenvolvida pela nossa Câmara Técnica, e nela colocamos os pontos principais relacionados à importância do rótulo, dos produtos e os cuidados ao manipular esses produtos, sobre o que é preciso se atentar. Esse é o papel principal do Sistema CFQ/CRQ’s, tentar se aproximar da população, para que todos saibam da importância da Química, do uso dela de forma correta, a importância do Profissional da Química e identificar aquelas empresas e produtos que são regulares, que têm controle de qualidade”, ressaltou.

E completou: “Essa orientação de uso é baseada em controle de qualidade e identifica a melhor forma de potencializar o produto. Então, as pessoas precisam ter muito cuidado, porque às vezes tentam se iludir com receitas caseiras, de misturar produtos para alcançar eficiência e diluir para gerar mais efetividade o produto. Então, qual é a recomendação? Não siga orientações que não seja de profissionais, que vão exatamente indicar o caminho correto do uso.”

Acesse aqui a cartilha do CRQ III.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/crq-iii-reforca-importancia-do-profissional-da-quimica-e-do-uso-correto-de-produtos-para-evitar-riscos-a-saude/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801