Institucional
Alterar Read

Pesquisador reforça necessidade de aproximação da ciência com sociedade no quarto painel da SPQ

No quarto painel da Semana do Profissional da Química (SPQ), iniciativa do Sistema CFQ/CRQs em celebração ao Dia do Químico, foram abordados os desafios da Ciência e da Química na era digital em meio ao combate à desinformação. Os convidados para falar do assunto, nessa quinta-feira (22), foram o professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Luiz Carlos Dias e o analista sênior do TikTok (aplicativo de mídia para a criação e compartilhamento de vídeos curtos) Diego Moreno, que participou remotamente.

O mediador do painel foi o Conselheiro Federal do CFQ Jonas Comin. Também complementou o debate a presidente do Instituto Questão de Ciência (ICQ), Natalia Pasternak. “Promotores de desinformação precisam ser expostos e, dependendo do caso, punidas para que a população como um todo possa ser ‘imunizada’ contra informações falsas aprendendo a reconhecer o tipo de argumento, as falácias, as lógicas e o tipo de retórica utilizado”, contribuiu Pasternak.


Desafios na era digital
Luiz Carlos Dias discorreu sobre a sua atuação no combate à desinformação durante a pandemia de Covid-19. Ele contou que, sem saber ao certo o que estava acontecendo quando se descobriu o vírus, começou a usar as redes sociais para esclarecer os seus familiares e amigos sobre os cuidados com a doença e combater as informações falsas que surgiam.

Não demorou para que começasse a receber convites de universidades e veículos de comunicação para falar sobre o assunto do ponto de vista da Ciência. Hoje, mantém colunas em diversos meios de comunicação combatendo a desinformação na área científica.

Além de contar sua trajetória com o tema, o pesquisador também abordou os principais desafios para preparar uma nova geração de cientistas, pesquisadores, professores, estudantes, acadêmicos e Profissionais da Química nesse enfrentamento.

Para Luiz Carlos, existem muitas falhas de comunicação entre o que os cientistas e pesquisadores fazem ou descobrem e o que chega para o cidadão. “A sociedade se informa pelo que chega nos aplicativos de redes sociais. Nós precisamos fazer com que a Ciência de qualidade que a gente produz dentro das nossas instituições chegue de forma mais palatável, numa linguagem mais simples à população”, defendeu.

Divulgação científica

Diego Moreno também deu contribuições sobre os principais desafios na preparação de uma nova geração de Profissionais da Química para o combate à desinformação. Ele faz parte da equipe de parcerias de conteúdo do TikTok na área de educação, incentivando diariamente empresas e instituições a usarem a plataforma como parte das suas estratégias de conteúdo.

Moreno citou como exemplo a parceria que o Conselho Federal de Química (CFQ) desenvolve desde 2020 com a plataforma para a criação e disseminação de conteúdos relativos à Química. “Com o TikTok, nós nos aproximamos para mostrar que é possível falar de forma muito saudável, científica e até divertida do que se deve e do que não se deve fazer a partir dos vieses da Ciência”.

O CFQ foi a primeira autarquia federal a ingressar na plataforma de criação e compartilhamento de vídeos curtos mais popular do mundo.

Clique aqui e assista à transmissão do evento.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/pesquisador-reforca-necessidade-de-aproximacao-da-ciencia-com-sociedade-no-quarto-painel-da-spq/