Institucional
Notícias

Prêmio Talentos CFQ: Profissionais da Química contam experiência após vencer edição de 2022

Oportunidade, experiência única e reconhecimento são apenas alguns dos adjetivos utilizados por duas vencedoras do Prêmio Talentos CFQ em 2022, iniciativa do Sistema CFQ/CRQs que reconhece o trabalho de profissionais do setor.

Oportunidade, experiência única e reconhecimento são apenas alguns dos adjetivos utilizados por duas vencedoras do Prêmio Talentos CFQ em 2022, iniciativa do Sistema CFQ/CRQs que reconhece o trabalho de profissionais do setor. Neste ano, serão premiados projetos em “Qualidade na área da Química” em quatro categorias distintas e mais uma empresa. As inscrições estão abertas até 14 de abril. Saiba mais.

Para estimular a participação nessa e em futuras edições, a baiana Verônica Machado Mattos, de 30 anos, e a mato-grossense Gicelle Gomes, 47, contam um pouco suas histórias. Elas, junto com outros colegas da área, venceram em categorias diferentes a última premiação, que reconheceu trabalhos e/ou atividades inovadores voltados para sustentabilidade. Verônica levou o prêmio na categoria Bacharel em Química e Gicelle levou a melhor entre as empresas, ficando em primeiro lugar com a RG Solution, que presta consultoria técnica ambiental.

Gicelle contou, inclusive, que se inscreveu por incentivo de uma colega de trabalho. “Ela disse: ‘por que você não se inscreve?’, e aleguei que não tinha tempo. Mas ela me mandou o edital e vi que era simples. E é claro que eu gostaria de ganhar, quem não quer? Mas eu achei que tivessem outras empresas nesse ramo, então foi uma surpresa quando vencemos, ficamos muito felizes com esse reconhecimento”, relembrou Gicelle.

A RG Solution é registrada no Conselho Regional de Química da 16ª Região (CRQ-XVI) e atente não só o Brasil, mas países da América Latina. “Comecei prestando consultoria em uma multinacional e, a partir daí, nasceu a RG Solution. Fazemos tratamento, descontaminação e transbordo de contaminações ambientais ou de produtos químicos perigosos”, resumiu.

A partir das ocorrências, a empresa de Gicelle Gomes faz o tratamento e os procedimentos necessários para diminuir qualquer dano à população e ao meio ambiente. Para ela, que é bacharel em Química há mais de 25 anos, participar do Prêmio Talentos CFQ foi uma oportunidade de mostrar o trabalho do Profissional da Química.

“Recebemos a notícia e o Prêmio com muita alegria, foi surpreendente e muito satisfatório. Esse tipo de prêmio deve ser cada vez mais divulgado e incentivado, porque é um momento em que tanto o profissional quanto a empresa são agraciados. Trabalhar na área da Química é, na maioria das vezes, uma tarefa arriscada, então ser reconhecida por isso é uma grande satisfação”, comemorou.

Compostagem sustentável

Já Verônica, que hoje é analista de Processo e Negócios, venceu o Prêmio Talentos CFQ na categoria Bacharel em Química com o trabalho sobre Bioaceleradores Inorgânicos para Compostagem. Segundo ela, esses bioaceleradores reduzem o tempo de compostagem de 120 para 15 dias, sem restrição de nenhuma matéria orgânica, como carne e gorduras (que não podem ser utilizadas no processo tradicional), e sem geração de chorume.

Verônica relatou que vencer o Prêmio com esse trabalho mudou a vida dela. “Ganhar o prêmio foi uma experiência profissional única, mas o que deu mais sentido pra mim foi mostrar aos estudantes de Química que vivem na área de pesquisa e inovação que, ao realizar um trabalho com dedicação, rodeados de bons professores e profissionais, o reconhecimento acontece”, disse.

Com gratidão aos professores que incentivaram o trabalho vencedor, Verônica afirmou que voltaria a se inscrever no Prêmio Talentos CFQ outras vezes. “Sem dúvidas eu voltaria a me inscrever. A ideia da CFQ em valorizar os profissionais é sensacional. Além de valorizar a classe, avigora os profissionais que são tão importantes para todos, mas que não têm os devidos reconhecimentos”, concluiu.

Qualidade na Química

As inscrições para o Prêmio Talentos CFQ de 2023 seguem até as 23h59 do dia 14 de abril. A divulgação dos resultados está prevista para maio e a cerimônia de entrega dos prêmios, junho. Para realizar a inscrição, o profissional e a empresa devem enviar a ficha de inscrição e os documentos pessoais para o e-mail premiocfq@cfq.org.br. Além da ficha cadastral, deve ser anexado um documento que comprove a atuação em “Qualidade na área da Química”.

A documentação será analisada por um Comitê Julgador e, posteriormente, submetida à apreciação do Comitê de Governança de Premiação e Eventos do CFQ, que emitirá a decisão final sobre a classificação dos premiados, com observância ao edital.

Serão reconhecidas quatro categorias (Engenharia Química, Química Industrial ou tecnólogo, bacharel em Química/licenciatura em Química e técnico em Química) e uma empresa da área que desenvolvam trabalhos e/ou atividades em “Qualidade na área da Química”, sendo um vencedor para cada categoria profissional e uma empresa, em âmbito nacional. Saiba mais.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/premio-talentos-cfq-profissionais-da-quimica-contam-experiencia-apos-vencer-edicao-de-2022/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801