Institucional
Notícias

Fase V da OBQ seleciona estudantes para Olimpíada Internacional de Química de Mendeleev

A fase V da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) inicia no dia 10 de abril e os quatro primeiros dos 15 alunos aprovados na fase anterior para esta fase poderão participar da 57ª Olimpíada Internacional de Química de Mendeleev. O evento irá ocorrer na cidade de Astana, no Cazaquistão, de 30 de abril a 7 de maio deste ano.

De acordo com o professor doutor Sérgio Melo, coordenador-geral da OBQ, a fase V é o Curso de Aprofundamento e Excelência em Química e a penúltima da OBQ. A duração é de duas semanas e acontecerá de forma remota de 10 a 22 de abril. São oito estudantes de São Paulo, seis do Ceará e um de Pernambuco.

Os quatro estudantes são convocados na ordem decrescente de classificação. Se houver desistência, por qualquer que seja o motivo, será convidado o estudante seguinte na mesma lista de classificados, até o limite do 10º colocado.

Estímulo

Natural de Fortaleza (CE), Gabriela Torreão Marques Ferreira, 17 anos, do 3º ano do ensino médio, foi a 4ª colocada e sua participação já está confirmada. “A Mendeleev é uma olimpíada bem diferente de todas que já participei, pois são muitas questões em um nível muito alto. Acredito que ter essa experiência vai me abrir novas oportunidades, como conhecer pessoas de outros países com culturas diferentes, ganhar novas estratégias de prova e aprender a lidar com o tempo”, vislumbra Gabriela, uma das duas meninas classificadas entre os 15 aprovados para a fase V.

Sobre a participação de mais meninas em olimpíadas de conhecimento, a exemplo de Química, ela percebe que ainda é bem reduzida, mas que isso precisa e pode ser mudado. “Os ambientes de aula normalmente são repletos de meninos. Em geral, os professores são homens e as referências de grandes cientistas também são de homens. Então, acho de extrema importância o incentivo às alunas por meio de conversas com ex-olímpicas e com cientistas, pessoas que possam mostrar que é possível”, avalia.

Com relação a incentivo, foi o que aconteceu com a própria Gabriela Torreão. Para participar da OBQ, ela teve o incentivo de amigos que já participaram, além da sua família que sempre a estimula em eventos como esse. Na seletiva de 2022, ela ficou em 9º lugar. “Acho uma forma incrível de ter novas oportunidades, fazer amigos de locais diferentes, conhecer novos lugares e ter mais oportunidades acadêmicas”, analisa.

Desafio

O primeiro colocado na fase IV e classificado para a fase V foi Nailton Gama de Castro, 17 anos, do 3º ano do ensino médio, também de Fortaleza (CE). A sua participação em Mendeleev está confirmada. Veterano em olimpíadas, ele participou da OBQ 2021, alcançando a 2ª colocação final; e da OBQ 2022 (que está em curso), ficando em 1º lugar nas provas realizadas até então.

“Além do currículo, espero que o evento seja um indicativo da minha atual situação de controle do tempo e da administração de tarefas, e que a experiência me sirva de estímulo para continuar estudando aquilo que me atrai”, afirma Nailton sobre a sua expectativa no Cazaquistão.

Para ele, iniciativas olímpicas são fundamentais para que jovens estudantes descubram novas paixões no estudo científico e para direcioná-los a grandes oportunidades acadêmicas.

“A Olimpíada de Química foi uma oportunidade de desafio pessoal e de aplicar o aprendizado de Química, uma disciplina que sempre apreciei estudar. É um privilégio e uma responsabilidade pessoal de aplicar corretamente aquilo que estudei durante os últimos anos”, destaca o estudante.

OBQ

O Programa Nacional Olimpíadas de Química foi criado em 1996 e é um projeto educacional promovido pelas pró-reitorias de extensão das Universidades Federais do Ceará e do Piauí, realizado pela Associação Brasileira de Química (ABQ).

A ação ainda tem apoio do Conselho Federal de Química (CFQ), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloros e Derivados (ABICLOR), além de universidades federais, institutos federais e universidades estaduais em diversos estados.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/fase-v-da-obq-seleciona-estudantes-para-olimpiada-internacional-de-quimica-de-mendeleev/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801