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E como essa Ciência pode ser uma ferramenta para respostas a esses problemas? A partir dessa premissa, a professora Maria Valnice Boldrin Zanoni, professora doutora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (IQAr-UNESP), comandou, nesse domingo (28), a conferência de abertura da 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em Águas de Lindoia (SP). O Sistema CFQ/CRQs participa durante toda a programação, que segue até 31 de maio.
Com o tema “Irradiando luz e direcionando elétrons: interfaces na ciência para construção de um mundo sustentável”, a proposta foi mostrar um panorama dos avanços obtidos no uso da Eletroquímica como ferramenta para respostas a problemas universais, como os já listados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A professora deu um panorama de como chegamos até aqui. Apesar de a presença do Homo Sapiens ser curta em relação à vida no planeta – apenas seis mil anos de civilização –, foi a partir dessa mesma civilização que houve grande desenvolvimento tecnológico, especialmente com a Revolução Industrial iniciada em 1760, mas também uma grande interferência no equilíbrio entre terra, ar, água e vida no planeta.
“Parte destes problemas origina-se do uso de milhares de substâncias químicas sintéticas responsáveis pela melhor qualidade de vida, mas com grande impacto no ambiente e na sociedade”, destacou Zanoni.
“A Química vem para reparar os danos, ela consegue dar respostas para a sociedade, para desenvolver novos materiais, minimizar impactos. Uma nação rica precisa de desenvolvimento e a Química também ajuda nesse movimento”, completou.
Em meio a dados preocupantes, como o de que cerca de 30 milhões de brasileiros ainda não possuem acesso à água tratada e que pelo menos 63% dos nossos rios estão contaminados, a professora listou pelo menos três desafios a serem superados a partir da Eletroquímica: desigualdade social, colapso dos recursos naturais e garantia de saúde para todos.
“A Química tem respostas para tudo isso, desde que seja colocada como Ciência essencial na qualidade de vida. Ela vai ter respostas para os desafios universais previstos pela ONU. É preciso promover nos cursos de graduação a unidade do conhecimento, quebrar barreiras e agir como Ciência transversal. Precisamos trabalhar com ações integradas da sociedade, governo e academia”, reforçou.
A professora apresentou, ainda, as contribuições do grupo de pesquisa, comandando por ela, na busca por respostas aos desafios da água limpa, mudanças climáticas, vida na água, energia limpa e igualdade de gênero. Ainda de acordo com o estudo de Maria Valnice, o avanço transversal deste conhecimento permitiu o estudo holístico de contaminantes emergentes na água, e o desenvolvimento e aplicação de métodos versáteis para detecção, análise (eco)toxicológica e métodos de tratamento para remoção destes compostos.
Homenagem
A professora e palestrante também foi homenageada na primeira noite de evento. Ela recebeu a Medalha Simão Mathias, uma condecoração outorgada pela SBQ com o propósito de homenagear personalidades que se destacaram por suas contribuições expressivas para a Química no Brasil ou que tenham realizado importantes contribuições à Sociedade Brasileira de Química.
“É a coroação, um reconhecimento de um trabalho que eu desenvolvo há 40 anos. Isso me deixa muito temerosa, porque me dá mais responsabilidade perante a comunidade. Sabemos o peso que tem um reconhecimento desse, isso mostra que você contribuiu, mas que também enfrentou muitos desafios para chegar aonde chegou”, emocionou-se.
Com isso, ela lembrou que teve a vida transformada pela Química desde pequena. “A Química mudou minha vida. Tive uma professora no ensino médio que ensinava de um jeito tão envolvente, sempre mostrando como essa Ciência estava presente no cotidiano. E não só nas coisas ruins, como muitos pensam, porque ela é o centro para darmos respostas para os problemas e desafios em torno do desenvolvimento sustentável”, disse.
SBQ
O tema da 46ª Reunião Anual da SBQ, “Química: Ligando ciências e neutralizando desigualdades”, propõe aos participantes várias reflexões sobre as desigualdades observadas, em diferentes níveis, de como as ciências e principalmente a Química podem contribuir para a sua mitigação. A escolha do tema foi pensada na celebração dos 100 anos das principais teorias ácido-base.
Fonte: Mudanças climáticas, escassez de água e de energia. O que isso pode dizer sobre o futuro do nosso planeta e da Química?
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