Institucional
Notícias

Química e sustentabilidade são temas do primeiro dia da 46ª Reunião Anual da SBQ

Sustentabilidade na indústria e no ambiente acadêmico permeou as discussões do primeiro dia da 46ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira da Química (SBQ), em Águas de Lindoia (SP).

A conselheira federal Silvana Calado representou o Sistema CFQ/CRQs, que reúne o Conselho Federal de Química e os 21 Conselhos Regionais, na Mesa Redonda “Promover a sustentabilidade através de P&D em Química na indústria e na universidade”, no domingo (28).

Silvana Calado apresentou a visão do CFQ sobre Química e Sustentabilidade e falou da função da entidade. “Nossa missão é mais do que fiscalizar. Estamos protegendo a sociedade, unidos e envolvidos para desmistificar a Química para os mais leigos”, afirmou.

A conselheira federal ressaltou a importância dos Profissionais da Química em um dos momentos mais difíceis para a saúde em todo o planeta, a pandemia de Covid-19. “Nós também somos heróis, junto com médicos e enfermeiros. Se não fosse pela Química, não teríamos máscaras, álcool em gel e vacinas. A Química é, sim, a solução do planeta.”

Sobre sustentabilidade, Silvana Calado destacou que o Conselho vem se preocupando com isso há muitas décadas, desde a criação em 1956, e frisou a relevância de contar com parcerias para transformar o mundo. “Temos que estar cada vez mais unidos e firmes, ainda mais depois de termos sobrevivido à pandemia. Temos que mostrar ao mundo, por meio de nossos professores, pesquisadores, profissionais e indústria que a Química está em tudo.”

Ela ainda lamentou que a sociedade tenha uma visão deturpada do que é a Química. “Ela é tida como perigosa, mas o que ela faz é simplesmente proteger a sociedade com melhorias e de forma sustentável”, concluiu.


Parceria
Rochel Lago, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentou um panorama geral do Programa Qui+S, uma ação de 2021, por iniciativa da SBQ. “Percebemos que para impactar a sustentabilidade por meio da Química só com a comunidade acadêmica não ia funcionar. O plano de ação é trazer os diversos atores, como governo, sociedade civil, terceiro setor e indústria para essa discussão”, resumiu o professor.

O CFQ é parceiro nessa iniciativa e esteve presente na construção do plano de ação, por meio do conselheiro federal pelo Rio de Janeiro Rafael Almada. A partir das discussões e entrevistas para elaborar o plano, surgiram dois Objetivos da Química para o Desenvolvimento Sustentável (OQDS): o primeiro promove a sustentabilidade com a Química na educação básica e o segundo promove a Química dentro da Ciência, tecnologia, inovação e educação na indústria e na universidade. “O primeiro eixo é onde devemos mais atuar, é onde estamos formando as gerações futuras”, opinou Rochel Lago.

A partir desses dois OBDQs, foram listados alguns desafios a serem superados para alcançar a sustentabilidade por meio da Química: combate às mudanças climáticas, uso sustentável de resíduos, uso sustentável de água, materiais para sustentabilidade e produção sustentável de alimentos. A expectativa é de que projetos envolvendo essas temáticas sejam desenvolvidos e implementados até 2026.

E para que projetos envolvendo a Química e a sustentabilidade cheguem até a sociedade, o ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Evaldo Vilela ressaltou que “a comunidade científica precisa fazer um exercício grande de se comunicar melhor com a sociedade civil. Nossa linguagem ainda é falha para as pessoas que não são desse meio, mas são elas que estão levando esse tema adiante”.

A discussão contou também com a participação de Bruno Nunes, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e Ciro Martins Marino, da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM).


SBQ
O tema da 46ª Reunião Anual da SBQ, “Química: Ligando ciências e neutralizando desigualdades”, propõe aos participantes várias reflexões sobre as desigualdades observadas, em diferentes níveis, de como as ciências e principalmente a Química podem contribuir para a sua mitigação. A escolha do tema foi pensada na celebração dos 100 anos das principais teorias ácido-base.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/quimica-e-sustentabilidade-sao-temas-do-primeiro-dia-da-46a-reuniao-anual-da-sbq/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801