Institucional
Notícias

Semana do Profissional da Química 2023 celebra qualidade e combate à desinformação  (FINALIZADO)

A Lei Mater dos Químicos, que regulamenta o exercício profissional e que permitiu a criação do Conselho Federal de Química (CFQ) e dos Conselhos Regionais de Química (CRQs), completa 67 anos em 2023. Criada em 18 de junho de 1956, a data é lembrada como uma das mais importantes para profissionais do setor, celebrando também o Dia do Químico. E para comemorar, o Sistema CFQ/CRQs vai realizar mais uma edição da Semana do Profissional da Química (SPQ), entre 19 e 23 de junho.

Além da celebração, o evento é uma oportunidade de capacitar profissionais e ficar por dentro dos avanços na área. Neste ano, o tema da SPQ será “Qualidade na área da Química”. Serão realizados painéis virtuais abordando a temática, sempre às 19h, com palestrantes de diversos setores e partes do Brasil. A transmissão será feita por meio das plataformas do CFQ, no @cfquimica.

Na segunda-feira (19), o tema será “Educação e Formação Profissional”. A “Nanotecnologia” será o foco do painel da terça-feira (20), enquanto “Importância do Profissional da Química em ambientes de assistência à saúde” norteará as discussões na quarta-feira (21). Na sexta-feira (23), o tema será “Logística de Produtos Perigosos”.

A quinta-feira (22) será o dia mais importante dessa edição da Semana do Profissional da Química. Além do painel “Combate à Desinformação – os desafios da Ciência e da Química na era digital”, o Sistema CFQ/CRQs vai lançar oficialmente a Central de Informações da Química (CIQ), um Hub de Combate à Desinformação que reúne ações e parceiros que prezam pela verdadeira informação.

A Central de Informações da Química é uma iniciativa do Sistema CFQ/CRQs em parceria com associações, fundações, confederações, agências reguladoras, indústrias, profissionais do setor, imprensa, universidades, entidades que dialogam com o Sistema e sociedade. Foi pensado ainda em 2020, quando teve início a pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo.

A partir de denúncias feitas por Profissionais da Química e pela sociedade, o Hub começou como uma forma de combater a desinformação que surgia em meio à doença que vitimou quase 700 mil pessoas só no Brasil. Por meio de uma informação equivocada de uma pessoa que não era da área da Química, afirmando que o álcool em gel não era eficaz para desinfetar superfícies contaminadas pelo vírus, o Sistema enxergou uma oportunidade de combater essa e tantas outras desinformações de forma continuada.

Foi durante a pandemia que surgiram também as conhecidas “misturinhas” caseiras: com a permanência em casa para evitar a disseminação do vírus, muitas pessoas acreditaram que misturar produtos de limpeza traria mais eficiência na desinfecção de mãos, objetos e superfícies.

A partir desse movimento, e por ser uma entidade isenta para conversar sem vieses com a sociedade, o Sistema CFQ/CRQs quer agora se tornar um Hub de Combate à Desinformação, reunindo ações e parceiros que prezam pela verdadeira informação.

Prêmio Talentos CFQ
Ainda na quinta-feira, serão premiados os vencedores da segunda edição do Prêmio Talentos CFQ 2023, que também teve como tema “Qualidade na área da Química”. Ao todo, oito profissionais da área e três empresas foram selecionados e levarão o prêmio.

Foram registradas 32 inscrições, sendo seis empresas e 26 profissionais – entre técnicos(as), bacharéis, licenciados(as), engenheiros(as), químicos(as) industriais e tecnólogos(as). Serão premiados quatro profissionais, um em cada área de atuação (Engenharia Química, Química Industrial ou tecnólogo, bacharel em Química/licenciatura em Química e técnico em Química), e uma empresa da área, em âmbito nacional.

Neste ano, a cerimônia de premiação será realizada novamente em Brasília (DF), na sede do CFQ, e terá transmissão on-line nas plataformas do Conselho. Veja a lista com os vencedores.

Serviço
Semana do Profissional da Química 2023
Qualidade na área da Química
Data: de 19 a 23 de junho
Hora: a partir das 19h
Lançamento da CIQ e cerimônia do Prêmio Talentos CFQ: quinta-feira (22), a partir das 19h, com transmissão pelas redes sociais do CFQ.

https://www.facebook.com/CFQuimica/

https://www.instagram.com/cfquimica/???????

Fonte: https://www.crqmg.org.br/noticiasRead.php?id=1160

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801